Simoni, Ana Claudia, Regina, Yulle e Vanessa são mulheres de diferentes lugares, idades e profissões, mas que carregam a mesma paixão em comum, o stand up paddle (sup).
Tudo começou em 2008, quando o professor de educação física Rodrigo de Deus apresentou a modalidade às atletas que frequentavam o Centro de Treinamento Atletas Solidários em Santos (SP). Durante meses, as alunas usaram as pranchas do professor para entender um pouco mais sobre o esporte.
Não demorou muito até que, em fevereiro deste ano, o comprometimento às aulas, a paixão pelo sup e a amizade estabelecida, levaram as alunas a adquirir seus próprios equipamentos e formar a primeira equipe feminina de stand up no país, a Stand up Girls.
Rodrigo de Deus, responsável pela união, comemora. “Ser técnico desta equipe é uma satisfação, pois algumas delas iniciaram o surf de pranchinha comigo, só depois veio o sup. Assim elas se interessaram ainda mais pelos pranchões e já remaram até no Rio de Janeiro e em Porto Seguro. É muito bom fazer parte da história das pessoas e vê-las evoluir”, diz o técnico da Stand up Girls.
Além de Rodrigo, a equipe é formada por mais cinco mulheres. A caçula do time é Yulle Ramos, estudante nascida em Santos e de apenas 14 anos. “O sup representa um estilo de vida. Participar da primeira equipe feminina do Brasil é um orgulho por ser tão nova e fazer parte de um grupo tão importante”, declara Yulle.
Regina Cuattrin, fisioteraputa natural de Belo Horizonte, ressalta a importância da amizade entre as integrantes. “Fazer parte da Stand up Girls é muito bom, por ela conheci novas pessoas e fiz grandes amigos”, afirma Regina.
Já a professora de educação física e bióloga marinha Vanessa Ribeiro define a equipe como uma família. “É uma realização para vida. Uma modalidade que cresce cada vez mais, é muito bom. Só na prática para saber o que realmente representa para cada uma. Somos uma família unida”, completa Vanessa, natural de Santos.
Ana Cláudia Ometti, de São Paulo, e Simoni Ramos, nascida em Rio Claro, interior de São Paulo, completam o time. “O sup representa para mim superação, determinação e disciplina. Meu objetivo, junto com a equipe, é trazer mais mulheres para a prática do esporte, trazendo também o bem estar e uma vida mais saudável”, diz Ana Cláudia, especialista em logística e massoterapeuta.
“Fazer parte da Stand up Girls é uma honra, pois somos uma equipe de amigas. Por outro lado, é uma enorme responsabilidade, porque temos que estar sempre muito bem preparadas. Se somos as pioneiras temos que conhecer muito bem sobre a modalidade”, conta a publicitária Simoni Ramos.
As integrantes reúnem-se aos finais de semana no Centro de Treinamento Atletas Solidáriios, praia da Aparecida, canal 6, Santos. Em todas as competições que participaram até agora, a equipe conquistou pelo menos o pódio.
Além do CT, a Stand Up Girls conta com o apoio da Surf Store, Integral Surf Treino e Instituto Sebastian Cuattrin.