Santos Surf Festival

Pioneiros em alta

José Roberto Zanetti é um dos pioneiros do surf santista, que será homenageado nesta segunda-feira

José Roberto Zanetti é um dos pioneiros do surf santista que será homenageado nesta segunda-feira. Foto: Arquivo pessoal.

Como nas edições anteriores, o 4º Santos Surf Festival terá a homenagem aos pioneiros nesta segunda-feira (21/1), data que é comemorada o Dia Municipal do Surf.

 

A solenidade oficial será realizada no Salão Nobre da Prefeitura, à Praça Mauá, às 17:30 horas, com o prefeito João Paulo Tavares Papa entregando as menções honrosas a quatro escolhidos.

 

Nesta edição, o evento presta homenagens a destaques da década de 1970. Após uma minuciosa pesquisa histórica e cultural realizada pelo organizador do festival, Diniz Iozzi, o Pardhal, foram escolhidos quatro personalidades.

 

Saulo Nunes, pelos títulos conquistados e pelo surf mais excepcional da época. Décio Dias Lima, grande surfista e waterman santista.

 

José Roberto Zanetti, organizador de importantes campeonatos que impulsionaram o surf na década, inclusive a primeira disputa internacional no Quebra-Mar, e Flávio Joaquim Ferreira, o La Barre, grande surfista, shaper e comerciante, que influenciou gerações, falecido recentemente.

 

?A cada ano estamos seguindo a história do surf na cidade. O surf é rico em tradição e estes escolhidos simbolizam toda uma geração. Com esses quatro, simbolizamos o competidor, o surfista de alma, o organizador de eventos e o representante do comércio, da indústria do surf, frisa Pardhal.

 

A solenidade é aberta a todos os interessados. O 4º Santos Surf Festival será realizado a partir desta segunda-feira e vai até o próximo domingo (27/1), com diversas atividades esportivas, artísticas e culturais ligadas à modalidade.

 

Entre as atrações realizadas simultaneamente, destaque para o campeonato de longboard profissional, previsto para começar às 8 horas desta segunda-feira.

 

A disputa reunirá as principais feras, incluindo os três melhores do mundo, Phil Razjman, Danilo Rodrigo, o Mullinha, e Carlos Bahia, respectivamente campeão, vice e terceiro colocado no último mundial.

 

Outro nome forte é Picuruta Salazar, figura imponente no surf nacional e, sem dúvida, o maior representante santista na modalidade.

 

Também no Quebra-Mar tem início o curso de arbitragem, coordenado pelo experiente Sérgio Gadelha, e o público poderá conhecer mais sobre a cultura do surf, com a exposição internacional de fotos e o museu de pranchas, apresentando todos os modelos, desde o início do esporte.

 

O 4º Santos Surf Festival conta com os incentivos culturais da Prefeitura Municipal de Santos, Agem ? Agência Metropolitana da Baixada Santista, Sabesp e Sthill. Apoio: Waves e Prado Design. Homologação da Associação Santos de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação: FMA Notícias.

 

Exit mobile version