Pedro Manga

Pipeline sem piedade

Pedro Manga, Pipeline, North Shore de Oahu, Hawaii

Pedro Manga desce a onda do dia em Pipeline. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.
Surfista sofre fratura na bacia depois de levar bomba na cabeça. Foto frame: André Portugal.
Manga reclama de dores ao sair da água. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Os últimos dois dias de surf em Pipeline sem dúvida foram muito produtivos para a maioria dos profissionais no Hawaii.

Clique aqui para ver o vídeo

 

Segundo Jesse Merle-Jones, em reportagem publicada pelo Surfline na última sexta-feira (16/12), foi um daqueles raros dias onde há ondas para todo mundo. 

 

Eu e vários outros brasileiros pegamos boas ondas, mas, com certeza, quem pegou a maior delas foi Pedro “Manga”.

 

Como já era de se esperar, ele entrou por Pipe, passou por todo o crowd e foi lá para o outside de Off-The-Wall esperar o tempo que fosse para pegar a maior onda que viesse em sua direção. Não deu outra.

 

A onda veio, ele remou, fez o drop e botou para dentro de um caminhão! Na areia, eu estava do seu lado quando vários fotógrafos vieram cumprimentá-lo pessoalmente pelo feito.

No dia seguinte, as ondas já não eram as mesmas e nem o crowd. Com o swell mais de Norte e um vento bem forte, a formação das ondas em Pipe já não estava tão boa. Demos uma olhada no mar de manhã e decidimos surfar na hora do almoço.

 

Entramos na água – eu, Gordo e Manga – para fazer o surf do dia e tentar pegar uma das poucas ondas boas que quebravam na bancada. Eu e Gordo pegamos alguns tubinhos no começo da caída, e Manga, para variar, foi lá para fora com sua gunzeira esperar a “pirâmide”. Ele dropou uma ou duas da série antes de pegar a onda que lhe renderia uma fratura na bacia e o tiraria de ação pelo resto da temporada.

 

A onda era grande, bem grande. Pedro fez o drop, viu que não ia dar para colocar para dentro e botou reto. A onda, com toda sua força, explodiu em cima da bancada e nele. Eu estava na água e não vi direito quando ele saiu da água carregado. Foi levado ao hospital, onde constataram a lesão.

 

Nessas horas a gente vê como é importante fazer o seguro de saúde nas viagens. Se ele não tivesse, com certeza já estaria com uma dívida enorme agora.

Graças a Deus não foi nada grave e logo Manga estará de volta ao outside para fazer o que mais gosta. É uma pena que isso tenha acontecido. Principalmente porque no ano passado eu acompanhei de perto seu sofrimento ao perder uma temporada inteira no Hawaii por não estar 100% recuperado de um acidente de carro que sofreu no Tahiti, no meio do ano passado.

 

Ainda bem que Manga é um cara maduro e vai entender que todas essas adversidades servem de experiência e nos fazem ainda maior.

Fico triste por perder a presença de um cara tão importante dentro d’água durante o restante da temporada. Importante não só para mim, mas todos dentro d’água que puxam seus limites ao ver o Manga fazer o que ama.

 

Eu me impressiono ao ver a quantidade de gringos e locais que fazem questão de cumprimentar o Pedro dentro e fora d’água. É de se admirar. Esses dias, um dos melhores surfistas em Pipeline, Nathan Fletcher, veio até a nossa casa à noite para saber notícias de Manga.

 

Os patrocinadores de Pedro devem ter muito orgulho dele, que representa tanto dentro como fora d’água, que coloca sua vida em risco, não para aparecer, mas por amor ao que faz.

Estou indo agora ao hospital buscar Manga, que passou a noite sob observação por precaução dos médicos. Fica firme, Manga, você sempre será nosso ídolo, dentro ou fora d’água!”

Exit mobile version