Verão aussie

Planeta de ponta-cabeça

0

Swell fora de época bomba altas ondas nas praias de Sydney, Austrália. Foto: Tuné & Carramaschi Images.

Precisei esperar o mar ficar flat na última semana para conseguir respirar e juntar as imagens sensacionais enviadas pelos camaradas Moacir Abreu (Tuné) e Louis Carramaschi.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

O verão nas Northern Beaches de Sydney costuma ser bem “merrecado”, com períodos de flat que deixam as baladas muito mais cheias do que o outside.

 

Enquanto que na região de Queensland, os ciclones fazem as famosas bancadas funcionar e atraem a atenção do crowd infernal dos picos de Kirra, Burleigh, Snapper, entre outros. Desta vez ninguém precisou sair de Sydney pra pegar altas ondas.

 

Quem acompanhou a saga de Pablo Paulino na conquista do bi-mundial Pro Junior percebeu a qualidade e tamanho das ondas em North Narrabeen.

 

Mas aquele swell não foi isolado, todas as praias bombaram forte durante os meses de dezembro e janeiro. Só agora, na segunda quinzena de fevereiro, com a insistência do vento maral do quadrante Sul, a temperatura baixou no ar e no mar.

 

O high-surf pegou fogo em picos como Fairy-Bower, Dee Why Point, Long Reef, South, North Narrabeen, Avalon, Palm Beach, Whale Beach, Freshwater e Queenscliff.

 

Nossos colaboradores-fotógrafos de plantão enviaram estas imagens para que os internautas do site Waves sintam um pouco do que foi esta temporada fora de época. Só esperamos que o inverno não seja o contrário.

 

Já que falamos sobre o mundial Pro Junior, a revista australiana Tracks do mês de março publicou apenas uma simples página para relatar que o havaiano Tonino Benson era o favorito do público pela performance no último dia de competição.

 

Eles não tiveram a coragem, nem o compromisso jornalístico de dizer que Pablo Paulino foi quem barrou as duas maiores esperanças aussie de título, as “sensações” Colleborn e Wilson.

 

Mais uma vez fizeram o clima de “já ganhou” e se deram mal. Somente falaram da derrota de Mineirinho para Owen Wright com uma virada espetacular. Vergonhoso.