A cidade de Torquay possui uma forte ligação com a cultura do surf. A principal atração turística é o esporte. Apesar de ser pequena, a cidade possui uma forte indústria de surfwear.
Foi nesta cidade que nasceram e residem as grandes marcas Rip Curl e Quiksilver. Além disso, Torquay possui o maior complexo de surf-shops do mundo (Surf City Plaza), o maior museu do mundo (Surfworld Museum) e sedia a etapa mais antiga do World Tour, o Bells Beach Rip Curl Pro, que começa nesta terça-feira e completa meio século de história.
A região é muito rica em reef breaks e praias protegidas do vento. Entre Barwon Heads e Lorne são mais de 60 quilômetros de praias com as mais variadas condições. Dentre diversas ondas de excelente qualidade, se destacam as ondas de nível mundial de Bells Beach e Winkipop, além de 13th Beach, Cathedral Rock e Bird Rock.
Por ter sua costa inclinada para Sudeste, as melhores ondulações chegam de Sudoeste. Quando combinadas com vento terral (de Norte a Oeste, comuns durante outono e inverno), podem produzir linhas perfeitas no horizonte que se transformam em ondas de sonhos quando encontram a bancada.
O crowd é tranquilo em dias de semana durante o inverno, porém a disputa pode ficar mais intensa em dias clássicos, especialmente em finais de semana, quando muitos surfistas de outras regiões vão prestigiar as famosas ondas do município, chamado de Surf Coast.
Torquay, assim como as demais cidades da Surf Coast, é um lugar pacato e não possui muita coisa para fazer. Assim, como a principal atração turística de Torquay é o surf, além das praias você poderá ir ao Surf City Plaza, onde encontra-se os últimos lançamentos das marcas.
Muitas lojas e outlets – de diversas marcas de surf – estão neste shopping. Ali podem ser encontradas as roupas mais atuais e os equipamentos mais modernos, além de excelentes ofertas de produtos de modelos anteriores ou com defeitos imperceptíveis.
Também neste shopping fica localizada uma atração imperdível para os surfistas, o Surf World Museum, que conta a história do surf e apresenta modelos mais variados e loucos de pranchas. O museu possui também uma sala de vídeo com o maior acervo de filmes de surf do mundo, além de contar a história do Bells Beach Rip Curl Pro e ter o Hall da Fama com os melhores surfistas da história.
Também não dá para deixar de colocar o pé na estrada em uma das rodovias mais alucinantes do mundo, a Great Ocean Road. Além de curtir paisagens alucinantes em uma das mais bonitas estradas a beira mar do mundo, é possível observar e analisar as praias, ver todo o potencial
da região e até mesmo achar um lugar especial para surfar altas ondas com pouca gente no mar.
Para saber mais sobre Torquay e outros picos da Austrália conheça o livro “Surfando na Terra dos Cangurus” ou visite o blog Australia Surfe.