Italo Ferreira

Por dentro do quiver

Italo treinando, dia 13 de julho, em Supertubes. Sua 5'10" round parece estar funcionando bem. 2017

1119x736
Italo treinando, dia 13 de julho, em Supertubes. Sua 5’10” round parece estar funcionando bem. 2017 Foto: WSL / Cestari.

 

Todo mundo vem comentando sobre a dificuldade de surfar Jeffreys de backside, mas um dos caras cotados para quebrar o recorde de Mark Occhilupo – único a vencer nessas direitas (1984) de backside – é o goofy Italo Ferreira.

Responsáveis, no Brasil, pela produção das pranchas T.Patterson utilizadas por Italo Ferreira, os shapers Sylvio Tico Oliveira e Adriano Teco falam um pouco sobre o quiver de pranchas de Italo para J-Bay, durante a etapa de elite da WSL.

O Top potiguar embarcou para Jeffreys com nove pranchas. “Este ano, estamos trabalhando com um número reduzido de pranchas em comparação aos anos anteriores. Temos focado bastante nos tamanhos mais funcionais. Por termos um modelo já bem definido, a adaptação de Italo às novas pranchas é bem mais fácil, com isso ele se sente mais confiante, já sabe o que esperar de cada uma e também não perde tempo nem se desgasta tendo que experimentar várias pranchas diferentes nas sessões de treinos”, explicou Teco.

1200x835
Essas são as pranchas menores do quiver de nove que Italo levou para J-Bay. Todas com bottom full concave. Foto: Divulgação.

 

Arsenal para Jeffreys – As pranchas são 5’9″ (1), 5’10” (3), 5’11” (1), 6’0″ (2), 6’1″ (1), e 6’3 (1). “A principal adaptação foi mexer no volume das pranchas, a pedido de Italo. Todas ganharam um pouco mais de volume na longarina e um pouco mais de espessura nas bordas, visando um surfe com mais força e fluidez, além de compensar na remada devido à roupa de borracha mais grossa”, comentou Teco, completando: “O fundo dessas pranchas? Este modelo tem um full concave moderado, não muito suave, mas sem exageros. Ele utiliza o mesmo fundo em todas as pranchas, independentemente do tamanho”.

 

1000x381
A 5’10” de rabeta round parece se adequar bem às longas e rápidas direitas de Jeffreys, aliás, as rounds são uma ótima opção nessas ondas pelas longas curvas que proporcionam. Foto: Divulgação.

“Na verdade, o volume/espessura tem sido a única alteração mais significativa que temos feito nas pranchas dele nos últimos anos. Apenas uma adaptação ao crescente ganho de massa muscular e a força que ele vem aplicando nas manobras ao longo dos últimos anos. Nós e o Timmy acreditamos que a prancha que está funcionando, trazendo resultados, não necessita de grandes alterações. Gostamos de trabalhar tipos de rabetas variados e, às vezes, fazemos algo diferente, como uma 5’10” swalow com 4 canaletas, que ele já está utilizando por lá, mas sempre dentro do mesmo modelo”, acrescentou Tico.

A dupla do Brasil tem uma grande proximidade com Italo, desde o início de sua carreira, por isso sempre fizeram os acertos e ajustes nas medidas das pranchas do Timmy, desenvolvendo em parceria modelo utilizado por Italo hoje. “Temos uma parceria bem forte e diferenciada, feita em equipe, que disponibiliza para o Italo todo o suporte de nossa fábrica, aqui em Santos, no Brasil, e a do Timmy, em San Clemente, na Califórnia (EUA)”.

Vale lembrar que a Silver Surf Surfboards já confirmou presença na The Board Trader Show 2017 (28, 29 e 30 de setembro), onde quem for poderá conversar melhor sobre essas pranchas, com elas nas mãos. Aliás, entre as etapas de Trestles e Hossegor, há boa chance de Italo estar por lá também.

1150x562
As pranchas para J-Bay ganharam volume, por conta das patadas do Italo e a obrigatoriedade de um long john 3/2. Foto: Divulgação.
Exit mobile version