Praia da Barra vira pista de decolagem

0

Sexto colocado na primeira etapa, Ruy Costa aparece como um dos destaques. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Os cariocas Ruy Costa e Marcos Sifu costumam sempre arriscar nas ondas e são apontados como grandes cotados no …Lost Air Simulator, o campeonato exclusivo de aéreos, neste final de semana (21 e 22/8) na praia da Barra, Rio de Janeiro.

 

Na competição, marcada para as ondas em frente ao Posto 4, o importante é voar alto, com estilo e velocidade.

 

Ao contrário dos outros eventos, os surfistas são avaliados pelo vôo, e não pelo conjunto de manobras executadas em toda a extensão da onda.

 

Sabendo explorar

Marcos Sifu também aparece entre os favoritos. Foto: Fábio Minduim / FMA Notícias.

bem esses conceitos e com a vantagem de competir em casa, Ruy é um dos mais animados.

 

 ?Todo dia eu treino aéreo. Quero muito fazer uma apresentação maneira?, comenta o atleta de 24 anos, sexto colocado na edição do …Lost Air Simulator realizada em maio na praia do Tombo, Guarujá.

 

Apesar de preferir as ondas de Leblon, onde treina diariamente, Sifu também está motivado, mas não quer responsabilidade quanto aos resultados.

 

?Não crio expectativas em relação à vitória ou final. Entre para me divertir, dar uns aéreos irados?, ressalta o surfista de 24 anos. Também merecem atenção os cariocas Rafael Pires, o Queixinho, e Stephan Figueiredo.


Outro nome forte é Pablo Paulino, vice-campeão na etapa do Guarujá. O surfista do Ceará mora no Rio de Janeiro há dois anos e também tem como especialidade as decolagens no mar.

 

Campeão brasileiro Júnior e Mirim em 2003 ele começa a disputar campeonatos profissionais. Ainda da nova geração, merecem atenção os paulistas Robson Santos, Thiago Camarão, Rodrigo ?Baby? Valadares e Wellington ?Gringo? Magalhães, todos da equipe …Lost.

 

Baby chega como grande favorito por ter vencido a disputa em Guarujá, mostrando um repertório de manobras modernas. Mas, sem dúvida, a grande atração será o norte-americano Aaron Cormican, que vem ao Brasil especialmente para o evento. Aos 20 anos de idade, ele foi apontado pela Revista Surfing como o melhor surfista de aéreos.

 

?Só podemos dizer uma coisa com certeza. Vamos ter shows nas ondas. Nas outras duas disputas que realizamos, a galera se soltou, radicalizou e desta vez, com o Cormican competindo, os vôos devem ser ainda mais altos?, afirma o organizador do evento, Adriano Teco Oliveira.

 

Estão confirmados atletas de pelo menos cinco Estados. O formato de disputas inovador e o estilo de julgamento diferenciado são destaques no evento. Diferente dos campeonatos convencionais, os atletas, sempre querendo radicalizara, competem contra todos os participantes da competição e não só entre os atletas de sua bateria.

 

Todos participam de duas fases no sábado e os 20 melhores avançam na competição no domingo, novamente em turno e returno. O primeiro round será composto por 15 baterias com quatro surfistas cada, valendo todas as ondas surfadas.

 

Para a segunda fase, as baterias são remontadas, através de sorteio, e os atletas que tiverem o maior número de pontos, somando as duas atuações, estarão classificados.

Já na final, com os quatro melhores atletas, será campeão quem tiver a melhor nota em uma onda. O julgamento também é diferenciado.

 

Os surfistas serão avaliados pelo aéreo, o objetivo do evento, e não pelo conjunto de manobras executadas em toda a extensão da onda, como acontece numa disputa normal.

 

?Assim, acreditamos que os surfistas ficam mais soltos para arriscar, radicalizar. Essa é a proposta do …Lost Air Simulator. Os competidores se preocupam só com o estilo, em voar alto, se divertir?, comenta Teco.


O …Lost Air Simulator é um evento especial, criado com o objetivo de valorizar o aéreo e romper os padrões convencionais de julgamento dos campeonatos atuais. O vencedor fatura R$ 1,5 mil, sendo que os outros três finalistas também ganham premiação em dinheiro e os semifinalistas levam kits. Há, ainda, uma prancha …Lost para a manobra mais radical do final de semana.