Pela primeira vez desde a criação do SuperSurf, a praia da Joaquina sedia a etapa de abertura da temporada. Foto: Ricardo Macario. |
O calendário está bem diferente do ano passado e as únicas locações mantidas foram as praias de Maresias, em São Sebastião, e a praia de Itamambuca, em Ubatuba, ambas no litoral norte de São Paulo.
A ilha de Santa Catarina entrou no lugar da etapa de Torres (RS), a etapa nordestina do SuperSurf mudou de Itacaré (BA) para Porto de Galinhas (PE) e a grande final da temporada saiu de Saquarema (RJ) e será disputada na capital do Rio de Janeiro, com grandes chances de ser na Barra da Tijuca.
Além de renovar com a Volkswagen, com a TIM e com a Garnier Fructis, o SuperSurf 2004 também contará com o patrocínio da Skol, mais uma grande empresa que entra para fortalecer a imagem do esporte no Brasil.
“Nestes quatro anos de existência, o circuito vem se solidificando e mostrando que o seu formato é um sucesso. Entre as novidades na arena do evento para 2004, está uma área de entretenimento com várias surpresas em todas as cinco etapas”, disse Evandro de Abreu, diretor de eventos da Unidade Jovem do Grupo Abril.
O carioca Léo Neves busca o tricampeonato brasileiro. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf. |
O carioca Leonardo Neves, por exemplo, já ganhou três carros nos dois anos que o SuperSurf vem contando com a parceria da Volkswagen. Uma Saveiro foi conquistada com o seu primeiro título brasileiro, em 2002, a outra veio com a vitória na etapa de Ubatuba (SP) em 2003 e o bicampeonato no SuperSurf lhe rendeu uma Parati Cross-Over. Além dos carros, um total de R$ 400 mil foi distribuído para os surfistas mais bem colocados nas cinco etapas.
Nos quatro anos da história do SuperSurf, a praia da Joaquina só foi incluída uma vez no calendário, sendo sede da penúltima etapa da temporada 2002. Na categoria feminina, a catarinense Jacqueline Silva fez as honras da casa e faturou o título em grandes ondas na Joaca, enquanto na masculina o vencedor foi o paranaense Jihad Kohdr, o mesmo que acabou de conquistar o Reef Classic 2004 em Torres (RS).
Teco Padaratz, ao lado da filha Julia, irá correr todo o circuito brasileiro a convite do Grupo Abril. Foto: Nancy Geringer. |
A elite do surfe nacional é formada por 74 surfistas na categoria masculina e 22 na feminina, com mais oito atletas participando como convidados dos organizadores em cada etapa. A grande novidade é o catarinense Flávio “Teco” Padaratz, que, depois de encerrar sua carreira no mundial, pela primeira vez disputará todo o circuito brasileiro, graças ao convite especial do Grupo Abril.
Além dele, o surfista potiguar Danilo Costa também recebeu convite para participar de toda a temporada. Ele acabou perdendo sua vaga por não ter conseguido competir na etapa final da última temporada, pois estava representando o Brasil na prova espanhola do WCT.
Calendário SuperSurf 2004
1 Mar 3 a 7 – Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
2 Abr 21 a 25 – Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
3 Jun 30 a 4 Jul – Praia do Cupe, Ipojuca (PE)
4 Ago 4 a 8 – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
5 Out 13 a 7 – praia a definir no Rio de Janeiro (RJ)