Praia do Rosa inaugura temporada 2005

0

Renato Galvão defende o título do circuito brasileiro. Foto: Bruno Lemos / Hawaii Surf Pix.
O SuperSurf 2005 inclui mais duas novas praias na história do circuito brasileiro de Surfe Profissional.

 

A primeira será a paradisíaca praia do Rosa, que inaugura a temporada na próxima semana, entre os dias 20 e 24, em Imbituba (SC).

 

É a mesma cidade do Sul de Santa Catarina que fechou as duas primeiras edições da divisão principal do Circuito Brasileiro Profissional, criada em 2000 na praia da Vila.

 

Em cinco anos, o SuperSurf já realizou 28 etapas, levando as principais estrelas do surfe nacional para competir em treze praias diferentes, percorrendo doze cidades de oito estados, do Rio Grande do Sul ao Ceará.

 

Além da praia do Rosa, a outra novidade no calendário de 2005 é a Costa do Sauípe, em Mata de São João (BA), que sedia a etapa nordestina nesse ano.

 

O SuperSurf 2005 distribui um total de R$ 660 mil em dinheiro nas cinco etapas da temporadas, todas contando com o patrocínio da Volkswagen, da TIM e das Sandálias Havaianas. O circuito foi criado pelo Grupo Abril em 2000, com objetivo de levar a competição para as principais praias do país.

 

Em sua primeira edição, realizou a penúltima etapa na praia do Arpoador, berço do surfe nacional no Rio de Janeiro (RJ) que nunca tinha sediado uma prova do Circuito Brasileiro implantado em 1987 pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

 

Em 2001 também resgatou o ?Maracanã? do surfe nacional, promovendo a etapa de abertura nas poderosas ondas da praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). No ano seguinte, foi a vez de Itacaré (BA) receber pela primeira vez uma competição de nível nacional.

 

Já as outras etapas deste ano serão disputadas nas praias mais tradicionais do circuito: Maresias em São Sebastião (SP), Itaúna em Saquarema (RJ) e Itamambuca em Ubatuba (SP), única que faz parte do calendário do SuperSurf desde o primeiro ano e que foi escolhida para fechar a temporada 2005.

 

A praia do Rosa, em Imbituba, está localizada a 90 quilômetros ao sul da capital. ?Estamos muito contentes em abrir o circuito brasileiro mais uma vez e também em realizar a primeira etapa do SuperSurf lá no Rosa, mais uma praia de boas ondas do nosso litoral que merece sediar um evento de alto nível como esse?, destaca Xandi Fontes, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).

 

?É bom para mostrar o forte potencial de ondas do litoral Sul de Santa Catarina, com a cidade de Imbituba voltando a receber a elite do surfe nacional. Os primeiros campeões brasileiros do SuperSurf foram definidos lá, só que na praia da Vila, e agora abre a temporada na praia do Rosa, que é em Imbituba e não em Garopaba?, ressalta Xandi.

 

?Para a cidade vai ser muito bom a etapa do SuperSurf ser no Rosa, para poder divulgar ainda mais que essa praia pertence ao município de Imbituba e não Garopaba, como alguns acham?, fortalece Norton Evaldt, vice-presidente da Fecasurf/Região Sul e coordenador do SuperSurf de Imbituba.

 

?A volta do SuperSurf para Imbituba também será ótima para fortalecer a cidade como referência no surfe. Nos dois últimos anos, as finais do WCT de Santa Catarina foram realizadas aqui na praia da Vila e agora vamos abrir o Circuito Brasileiro no Rosa, sempre contando com o importante apoio da Prefeitura Municipal para o nosso esporte?, disse Norton, pedindo ainda a divulgação de que a praia do Rosa é uma área de preservação ambiental e todos devem ter essa preocupação ecológica.

 

O SuperSurf é uma realização do Grupo Abril em conjunto com a Associação Brasileira de Surfe Profissional (ABRASP) e a temporada 2005 tem como patrocinadores a Volkswagen, a TIM e as Sandálias Havaianas, além do apoio da Jagermeister e Revista Fluir. A etapa da Praia do Rosa também contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Imbituba, da FECASURF e da Rede Atlântida FM.