Praia do Tombo recebe disputa de aéreos

Cassio Sanches, Lost Air Simulator 2004, Tombo, Guarujá

Cassio Sanches, de Santos, é um dos competidores no evento. Foto: Ivan Storti / FMA.
Surfistas de ponta de vários Estados estão confirmados no …Lost Air Simulator, campeonato exclusivo de aéreos que será disputado neste final de semana (22 e 23/5) na praia do Tombo, Guarujá.

 

Serão 60 atletas buscando voar o mais alto e radical possível. Entre os destaques está o cearense Pablo Paulino, atual campeão brasileiro Júnior e Mirim e apontado como uma das grandes promessas do país.

 

Porém, além dos atletas, o formato de disputas inovador e o estilo de julgamento diferenciado são atrações no evento. Diferente dos campeonatos convencionais, todos os atletas competem entre si e participam de duas fases no sábado. Os 20 melhores avançam na competição no domingo, novamente em turno e returno.

 

O primeiro round será composto por 15 baterias com quatro surfistas cada, valendo todas as ondas surfadas. Para a segunda fase, as baterias são remontadas, através de sorteio, e os atletas que tiverem o maior número de pontos, somando as duas atuações, estarão classificados.

 

Wellington Magalhães, o Gringo, é considerado um dos especialistas da manobra. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Já na final, com os quatro melhores atletas, vence quem tiver a melhor nota em uma onda. O julgamento também é diferenciado. Os surfistas serão avaliados pelo aéreo, o objetivo do evento, e não pelo conjunto de manobras executadas em toda a extensão da onda, como acontece numa disputa normal.

 

“Assim, acreditamos que os surfistas ficam mais soltos para arriscar, radicalizar. Essa é a proposta do …Lost Air Simulator. Os competidores se preocupam só com o estilo, em voar alto, se divertir”, comenta Adriano Teco de Oliveira, um dos organizadores.

 

Competidores de pelo menos cinco Estados estarão brigando pela vitória. Além de Pablo Paulino, outros talentos estão confirmados. Do Guarujá participa Júnior Faria, Murilo Graciola, Rodrigo Silva, Leonardo Oliveira, Roni Bonetti, Mike Richards e Camilo Hornke.

 

De Santos, o veterano Luiz Neguinho, 42, sem dúvida um dos grandes destaques, por ser considerado o “Pai dos Aéreos” no Brasil, Cássio Sanches, Cristiano Gomes, Tuca Martins e Wellington Magalhães, o Gringo, finalista na 1ª edição, disputada ano passado também na praia do Tombo.

 

Léo Hereda comemora a vitória no …Lost Air Simulator em 2003. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
De São Sebastião, estarão dois especialistas em aéreos, Thiago Camarão e Robson “Air” Santos, juntos com Alexandre Moraes, irmão mais novo de Danylo Grillo, e René Oliveira, que vem de final no Paulista Amador, com ondas gigantes na praia de Maresias. Os ubatubenses também estarão bem representados por Clayton Nunes, outro finalista no Estadual, Joelson Lima, Diego Santos e João Santana.

 

Ainda do surf paulista, estarão presentes David do Carmo, Emerson Piai e Ricardo Ferreira, todos da Praia Grande, e Vinícius Batista, de São Vicente. Também merecem destaque o carioca Rui Costa, o pernambucano Ernesto Nunes, o potiguar Júnior Rocha, o catarinense Daniel Kuerten (primo do tenista Gustavo Kuerten) e o baiano Leo Hereda, campeão do …Lost Air Simulator em 2003.

 

As disputas começam às 8h do sábado. No domingo recomeçam às 9h, com a final prevista para as 12h. O vencedor vai embolsar R$ 1,5 mil, sendo que os outros três finalistas ganharão premiação em dinheiro e os semifinalistas kits. Também será oferecida uma prancha …Lost para a manobra mais radical de todo o evento.

 

O …Lost Air Simulator terá duas disputas. A segunda será na Praia do Leblon, no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de agosto.

Exit mobile version