Praia local, lixo global tem exposição na Alemanha

0

A exposição “Praia Local, Lixo Global”, organizada pelo surfista e fotógrafo Fabiano Prado, começou na última segunda-feira (02/07) e vai até 20/07, na Humboldt-Universitätzu Berlim – Institut für Romanistik, em Berlim, Alemanha.

Estão expostas 31 fotografias no formato 28 x 38 cm. Ele percorreu a pé 86 quilômetros de praia e coletou embalagens de lixo de cinco continentes.

O evento tem patrocínio da embaixada do Brasil em Berlim, Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha (ICBRA) e Jacobs + Schulz Fachlabor.

Fabiano caminhou entre o trecho das praias do Forte e a do Sítio do Conde, no litoral norte da Bahia. Segundo ele, algumas vezes chegou a percorrer de 4 a 8 quilômetros sem encontrar ninguém.

No trajeto, Prado recolheu 94 embalagens industriais estrangeiras: 68 procedentes de 27 países diferentes e outras oito de origem desconhecida – com o rótulo ilegível ou escrito em grego, árabe ou japonês.

Os EUA foi o país com maior índice de entulho coletado. Em segundo veio a África do Sul, seguida pela Alemanha. Havia sujeira também da Indonésia, Argentina, Canadá, Espanha, Índia, Tailândia e Cheju Island (ilha localizada no mar da China Oriental).

A notícia foi divulgada em várias publicações significativas, inclusive no Jornal Nacional, da TV Globo.