Praia Mole é palco da Seletiva Petrobras

A praia Mole proporcionou momentos mágicos, como nessa foto

A praia Mole recebe a segunda etapa da seletiva. Foto: Felipe Fernandes.
 A segunda Seletiva Petrobras de Surfe Masculino começa nesta quinta-feira na praia Mole, com cerca de 200 surfistas de 14 Estados disputando até domingo um total de R$ 40 mil em prêmios e mil pontos no ranking de acesso para a divisão principal do circuito brasileiro profissional.

 

Uma das atrações é o experiente paraibano Fábio Gouveia, 35 anos, que mora em Florianópolis, e foi convidado para conhecer o Projeto Baleia Franca, patrocinado pela Petrobras, em Imbituba, no Sul do estado.

 

Ele ficou em segundo lugar na primeira seletiva disputada em Ubatuba (SP), onde foi superado

Fábio Gouveia é uma das atrações do evento. Foto: © Tostee / ASP World Tour.com.

apenas pelo jovem Adriano ?Mineirinho? de Souza, 17 anos, na grande final.

 

E o maior fenômeno brasileiro nos últimos anos vem embalado, principalmente depois da vitória na etapa do circuito paulista conquistada no último domingo na praia do Tombo, no Guarujá (SP).

 

?É, o moleque tá endiabrado?, brincou Fabinho, que relembra a decisão na praia de Itamambuca, onde voltou a fazer uma final depois de dois anos. Sua última vitória foi numa etapa do Mundial WQS em Anglet, na França, em 2002.

 

?Eu não comecei muito bem na final e até consegui pegar uma onda muito boa, que tirei uma nota 9 e pouco, mas depois o Mineirinho ficou me marcando e não deu para pegar outra onda para tentar quebrar esse jejum?, contou Gouveia.

 

?Mas, o importante é que nesse evento vi que a má fase estava indo embora. Também competi bem na perna européia deste ano, estou treinando bastante e só torço para que tenha boas ondas nessa semana aqui em Floripa. Hoje (terça-feira) elas estão bem pequenas, mas mesmo assim vou dar uma treinada, pois pode ser que fiquem assim né??, falou Fabinho, que estava animado em conhecer o Projeto Baleia Franca em Imbituba e elogiou a iniciativa da Petrobras em patrociná-lo.

 

?Poxa, eu acho isso muito legal. Estou ansioso em saber que vou chegar bem pertinho das baleias. Já cheguei a ficar uns 200 metros próximo de uma baleia lá em Jeffreys Bay, na África do Sul. Lá sempre tem baleia, só não sei qual é a espécie?, disse Fabinho, que contou que já nadou com golfinhos, batizou uma tartaruga marinha em Fernando de Noronha (PE), mas nunca chegou muito perto nem de baleias e nem de tubarões.

 

?Tubarão, graças à Deus, só vi a barbatana dele uma vez?, confessou, aliviado. Agora, ele foi um dos surfistas convidados pela Petrobras para conhecer o projeto em plena Semana da Baleia Franca em Imbituba nesta quarta-feira, junto com o campeão brasileiro de 2001, o alagoano Tânio Barreto que também reside em Florianópolis, além do atual campeão catarinense profissional Raphael Becker e Diego Rosa, que venceu a última etapa do circuito estadual. 

 

Na região de Imbituba, em 1973 foi capturada a última baleia na costa brasileira e passaram-se mais de 10 anos até outra baleia ser avistada naquelas águas. O Projeto Baleia Franca foi criado em 1982 e em 1996 conseguiu a implantação da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Com os recursos do patrocínio da Petrobras, há um ano foi montado o Museu da Baleia Franca num imenso galpão aonde antes as baleias eram retalhadas também em Imbituba, cerca de 90 Km ao sul da capital.

 

Como é comum nos eventos que promove, a Petrobras também vai realizar ações sociais e ecológicas durante a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Florianópolis. Além de um mutirão de limpeza nas areias e redondezas da praia Mole, estará sendo realizada uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis que serão entregues numa entidade carente da capital catarinense.

 

Cada quilo de alimento doado pelo público durante o campeonato será trocado por um cupom que dará direito a participar de um sorteio de vários brindes no último dia.

 

Os outros patrocinadores também realizarão algumas ações extra-competição durante o evento. A Rip Coast Renner vai distribuir água-de-coco para a torcida e a Claro já iniciou uma promoção inédita: quem comprar um aparelho Siemens de 10 a 24 de setembro, concorrerá a 30 celulares alucinantes com o nome ?Claro Teco Padaratz?, numa edição limitada e exclusiva da Claro.

 

Além disso, os vencedores poderão realizar um sonho de participar de uma clínica de surf com um dos maiores ídolos do esporte no dia 10 de outubro em Florianópolis. Já a Festa Oficial da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino está marcada para o sábado (25/10), no El Divino Café, badalada casa noturna da capital catarinense.

 

Com organização da RM Sports, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino tem a Petrobras como principal patrocinadora e esta segunda e última etapa conta com o co-patrocínio da Siemens, Claro e Rip Coast Renner, além do importante apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes, numa realização conjunta da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Federação Catarinense de Surf (FECASURF).

 

Ranking da Seletiva Petrobras
 

1 Adriano de Souza (SP) 1000

2 Fábio Gouveia (PB) 860

3 Odirlei Coutinho (SP) 730

4 Cristiano Guimarães (SP) 670

5 Beto Fernandes (SP) 610

5 Pablo Paulino (CE) 610

7 Tânio Barreto (AL) 555

7 Daison Pereira (RS) 555

9 Renato Galvão (SP) 500

9 Tadeu Pereira (SP) 500

9 Renan Rocha (SP) 500

9 Alexandre Almeida (RJ) 500

13 Wagner Pupo (SP) 450

13 Pedro Henrique (RJ) 450

13 Cristiano Spirro (BA) 450

13 Fábio Silva (CE) 450

 

Exit mobile version