A ASAP (Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha) foi fundada em 12 de agosto de 1992 por um grupo de surfistas frequentadores da Prainha, Rio de Janeiro (RJ), interessados em proteger o meio ambiente.
Tudo começou por acaso, Carlos Eduardo (Grande) foi até a construtora Santa Isabel para concretizar a venda de sua moto. Chegando à empresa tomou um susto ao ver uma maquete com um grupo de oito prédios – de uns vinte andares – exatamente no local da Prainha.
Foi então que começou uma batalha, que durou muitos anos. Eles contaram com apoio do então Deputado Alfredo Sirkis do PV (Partido Verde) que, além de orientar na criação de uma Associação para lutar pela área da Prainha, criou uma área de Preservação Ambiental a APA (Área de Preservação Ambiental) no local.
Logo depois foi a vez de os surfistas investirem contra a construção de prédios na área da Prainha. E assim foi criada a ASAP, que começou uma luta para preservar a área intacta de vegetação nativa. E em uma reunião da Prefeitura ficou acertado a construção do Parque Ecológico da Prainha.
Na entrevista abaixo, José Allá, atual presidente da ASAP, fala sobre o desenvolvimento do surf em uma das mais bonitas praias do Brasil e que depois de quatro anos recebe a quarta e última etapa do circuito estadual profissional do Rio de Janeiro, o Arnette Matte Leão apresenta Rio Surf Pro 2011.
O que a ASAP faz de mais importante para o surf na Prainha?
Manter a praia preservada e resguardada de qualquer especulação imobiliária ou qualquer ação que possa provocar algum impacto sobre o local é o que mais lutamos.
Como é a parceria da ASAP com a Prefeitura para os cuidados com o Parque?
Sempre participamos das decisões na maioria dos assuntos que se referem ao Parque e a Prainha justamente por ter um histórico de lutas, conquistas e saber realmente avaliar o que cada ação pode gerar dentro da nossa área.
Como você vê a integração da nova geração com a velha guarda do surf na Prainha?
Acredito que a maior integração seja o exemplo de todas as nossas lutas ao longo dos anos para que a Prainha continue protegida e preservada para as próximas gerações.
Existem atividades especiais no Parque que envolva o surf e o meio ambiente?
Estamos com um cronograma de várias oficinas para 2012 de trabalhos ligados a educação ambiental, preservação, principalmente para novas gerações, procuramos estar envolvendo as pessoas que estão nos eventos de surf que a ASAP realiza ou apoia com ações ligadas ao meio ambiente, preservação, conscientização e da importância de todos estarem com esse sentimento sempre, não só ali mais em todo o planeta.
Como será neste verão, teremos novamente o controle de entrada e saída da praia?
Vai ter sim a operação verão, fechamento da praia após preenchimento das vagas dos estacionamentos, não vai poder ter carro estacionado na rua, supervisão periódica durante o dia para liberar a entrada conforme for surgindo vagas, tudo isso com a supervisão da Prefeitura.