Petrobras Classic

Pranchões atacam a Bahia

0

Marcelo Freitas ocupa segunda posição do ranking nacional. Foto: Mauricio Val / Fotocom.net.

Válido pela terceira etapa do Circuito Brasileiro dos pranchões, o Petrobras Longboard Classic acontece neste final de semana na praia de Ipitanga, Lauro de Freitas (BA).

Depois de duas etapas, o paulista Danilo “Mullinha” Rodrigo está em primeiro lugar do ranking, com 3.220 pontos, seguido pelos cariocas Marcelo Freitas, com 2.750, e Phil Rajzman, com 2.290.

O atual campeão brasileiro, o também carioca André “Deka” Luiz, divide a quarta colocação com o baiano radicado em São Paulo, Carlos Bahia, ambos com 2210 pontos.
 
O ano de 2011 marca um novo momento da modalidade no país. Depois de anos sob a chancela da Abrasp, os longboarders resolveram fundar sua própria entidade e criaram a Associação Brasileira de Longboard (ABL). O pernambucano Geraldo Cavalcanti é o presidente e o decacampeão brasileiro Picuruta Salazar, o vice.
 
“A criação da ABL fortalece a modalidade no país. Temos nosso calendário, nosso quadro de juízes e nossas regras. Na Abrasp, o longboard era apenas mais um produto, que tinha de dividir a atenção com as pranchinhas, com o surf feminino, e acabava esquecido. É uma modalidade que está crescendo assustadoramente e precisa deste espaço próprio”, explica Geraldo.
 
Além da categoria Masculina Profissional, o Petrobras Longboard Classic terá disputa na Amador Feminino e na Super Master (acima de 50 anos), na qual deveremos ter alguns dos pioneiros do surf baiano na água.