Pena Longboard Classic

Pranchões entram no clima da Bahia

0

Danilo Mullinha treina em Jaguaribe. Foto: Lima Júnior / Cearasurf.

Neste final de semana Salvador (BA) vive um clima diferente. O Pena Bahia International Longboard Classic, primeira das duas etapas brasileiras do ASP Longboard Qualifying Series (LQS), agita a praia de Jaguaribe entre os dias 18 e 20 de setembro.

O evento marca a primeira vez em que Brasil e América do Sul sediam etapas do Longboard Qualifying Series, a divisão de acesso ao World Longboard Tour (WLT).

A importante competição também atraiu três estrangeiros, o norte-americano Tony Silvagni, o argentino Mario Perez e o peruano Piccolo Clemente.

 

Eles e mais os 14 brasileiros melhores colocados no ranking mundial fazem parte da lista dos principais cabeças-de-chave, que estreiam apenas na terceira fase do evento.

 

Palanque do Pena Bahia International Longboard Classic. Foto: Lima Júnior / Cearasurf.

Apesar do bom surf da turma de estrangeiros, os favoritos ao título são mesmo os brasileiros, com grande experiência internacional neste tipo de competição.

 

É o caso do carioca Phil Rajzman, campeão mundial em 2007, e do eneacampeão nacional Picuruta Salazar, que participou de todos eventos que decidiram títulos mundiais da ASP (Association of Surfing Professionals).

 

“É sensacional ter duas etapas inéditas no Brasil e na América do Sul. É importantíssimo para nós brasileiros, pois temos chances de conseguir um número maior de vagas. Estas disputas vieram na hora certa e provam que temos força e condições também de realizar uma etapa do WLT”, destaca Picuruta.

Na semana que vem a disputa acontece em Pernambuco com o Pena Pernambuco International Longboard Classic, que acontece na Baía de Maracaípe, Ipojuca, litoral Sul do estado.

 

As duas etapas oferecem premiação de US$ 20 mil e são classificadas como nível 4 estrelas, com as vitórias valendo 1.000 pontos no ranking LQS 2009.

 

A Associação Nordestina de Surf (ANS), realizadora da etapa, conta com apoio governamental e também da marca cearense Pena.

 

“Serão dois eventos para ficar na história. Primeiro por se tratar da modalidade que deu início ao esporte há muito tempo atrás, segundo pelas belezas naturais dos locais escolhidos. Salvador com suas riquezas culturais, suas belas praias, seu clima, arquitetura, história e as lindas baianas. E Maracaípe com as diversas qualidades citadas acima, além das piscinas naturais de Porto de Galinhas”, afirma Pena, proprietário da marca.

 

O Pena Bahia International Longboard Classic será transmitido ao vivo pelo site da Pena.

 

O evento tem patrocínio da marca Pena e do Governo do Estado da Bahia, pela da Bahiatursa da Secretaria do Turismo. Co-patrocínio: SESC Bahia, Skol, Faz Atleta, Power Balance, Shark Epoxi e Rede Outlight. Apoio: Prefeitura Municipal de Salvador. Divulgação: Sportv, ESPN, Canal Woohoo, Transamérica FM, Waves, Cearasurf e Surf Bahia. Realização: Associação Nordestina de Surf, ASP South America, Confederação Brasileira de Surf e Federação Baiana de Surf.