Válidas pela divisão de acesso à elite mundial dos pranchões, duas provas seguidas do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) são destaques neste mês de agosto no Nordeste do país.
Os melhores atletas do Brasil invadem a Bahia nesta semana, rumo à belíssima praia de Itacimirim, Camaçari, sede do Pena Bahia International Longboard Classic.
As disputas começam nesta quinta-feira (12/8) com as categorias amadoras. Já o LQS de nível máximo 6 estrelas começa na sexta. O evento conta com a maior premiação do circuito: US$ 30 mil.
Na semana seguinte, entre os dias 19 a 22 de agosto, a caravana segue para Ipojuca (PE), palco do Pena Pernambuco International Longboard Classic.
A competição acontece pelo segundo ano seguido na Baía de Maracaípe. O nível é 3 estrelas e a disputa oferece US$ 15 mil de premiação.
Os principais longboarders do Brasil estão confirmados nas duas provas promovidas pela Associação Nordestina de Surf (ANS).
O carioca Phil Rajzman, único brasileiro com título mundial na galeria dos campeões da ASP (Association of Surfing Professionals), é o cabeça-de-chave número 1 em ambas.
Picuruta Salazar, decacampeão brasileiro, defende o título do Pena Bahia International Longboard Classic em Camaçari.
Já André Luiz Deca, o primeiro campeão sul-americano de longboard profissional da história da ASP South America, defende o caneco no Pena Pernambuco Longboard Classic em Ipojuca.
Convidados Cerca de 50 competidores de várias partes do país participam das duas etapas no Nordeste. Dois atletas entram direto na rodada dos cabeças-de-chave como convidados dos patrocinadores, tanto na prova da Bahia como em Pernambuco.
São eles: o carioca Gabriel Nascimento e o pernambucano Rafael Cavalcanti, patrocinado pela marca Pena e filho de Geraldo Cavalcanti, presidente da Associação Nordestina de Surf (ANS) e organizador dos principais eventos de surf na Região Nordeste do Brasil.
Além de valer classificação para as etapas do ASP World Longboard Tour que decidem o título mundial do ano, estas duas etapas também definem o campeão sul-americano profissional do ASP South America Longboard Tour.
O ranking é liderado pelo brasileiro Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ), que derrotou o peruano Piccolo Clemente na estreia do 6 estrelas Huanchaco Longboard Pro Peru na Playa El Helio, Trujillo. Picuruta Salazar e Matheus Cunha ficaram nas semifinais e dividem o terceiro lugar no ranking da primeira etapa da temporada no Peru.
O Pena Bahia International Longboard Classic é realizado com patrocínio da Pena Surf Wear, Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Camaçari e Power Balance. Apoio: pranchas Samir & Silva Shaper Design, Blocos Teccel, Pousada da Espera e Rede Outlight Mídia Exterior.
O Pena Pernambuco International Longboard Classic tem patrocínio da Pena, Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Esporte e Empetur e Prefeitura Municipal de Ipojuca por meio da Secretaria de Turismo. Apoio: Blocos Teccel, Rádio Transamérica, Pousada Maracaipe, Pousada Maraca Beach, Pousada dos Coqueiros e Bar do Marcão. Os dois eventos têm cobertura oficial do Canal Woohoo, ESPN Brasil, Waves, Surfguru, Cearasurf, Surfbahia, Ondulação e Blog PE.
Ranking do ASP South America Longboard Tour depois de uma etapa
1 Rodrigo Sphaier (Bra) – 2.500 pontos
2 Piccolo Clemente (Per) – 2.150
3 Picuruta Salazar (Bra) – 1.825
3 Matheus Cunha (Bra) – 1.825
5 Alexis Deniel (Fra) – 1.525
5 Rodrigo de Souza (Bra) – 1.525
5 Roger Barros (Bra) – 1.525
5 Adriano Lima (Bra) – 1.525
9 Danilo Rodrigo (Bra) – 1.250
9 Eduardo Bage (Bra) – 1.250
9 Jaime Viudes (Bra) – 1.250
9 Alex Leco Salazar (Bra) – 1.250
9 Jefson Silva (Bra) – 1.250
9 Rogerio Vasconcellos (Bra) – 1.250
9 Gabriel Nascimento (Bra) – 1.250
9 Geraldo Lemos (Bra) – 1.250