O havaiano John John Florence, um dos mais talentosos surfistas que o arquipélago já revelou, chegou ao topo do mundo e conquistou o seu primeiro título mundial – o quarto de um atleta do Havaí.
Nas redes sociais, a extrema competência e o talento do havaiano foram muitos elogiados, mas alguns internautas também deixaram críticas. “Teve um empurrãozinho”, comentavam alguns. “Achataram as notas do Gabriel o ano todo”, reclamavam outros.
Apesar das polêmicas envolvendo o julgamento, John teve muitos méritos e sua genialidade é inegável. Em 2016, soube aliar bem seu dom natural ao amadurecimento competitivo, habilidade antes tida como seu calcanhar de Aquiles. Muito antes disso, aos 13 anos, JJ surpreendia o mundo e já fazia história, sendo o surfista mais novo a participar da Tríplice Coroa Havaiana.
“Olha, mãe, eu consegui isso. Hoje foi um dia louco para mim. Este tem sido meu sonho desde que eu era pequeno e crescia no Havaí, assistindo a Kelly Slater e Andy Irons batalharem por títulos mundiais, e agora eu ganhei um e estou em choque. Acima de tudo, tem sido um dos anos mais divertidos da minha vida e estou feliz por aproveitá-lo com os meus amigos e família!”, escreveu emocionado JJ em seu Instagram, depois da vitória.
Títulos da carreira
Campeão do Eddie Aikau 2016 (vencedor mais novo da história do evento)
2x campeão da Tríplice Coroa Havaiana (vencedor mais novo da história do evento)
4x campeão do Pipeline Pro
Cinco vitórias no CT (Margaret River 2012, Pro France 2014, Rio Pro 2012/2016, Pro Portugal 2016)
2x campeão do Surfer Poll (2014/2015)
Entre os parceiros de Tour, ex-Tops, família e amigos, enfim, festa. “E foi assim que você cresceu, realizando grandes coisas. Eu sabia que você iria… Que dia especial!”, escreveu sua mãe Alexandra Florence. “Não posso acreditar nesse cara! Tão feliz e orgulhoso, irmãozão. Campeão mundial”, publicou seu irmão Nathan Florence.
“Meus parabéns por selar um destino inevitável. Vencer o Eddie Aikau para começar o ano e o título mundial para fechar. Eu diria que foi um bom ano”, publicou Slater. “Parabéns, JJ, aproveite o momento e curta tudo. Surfou bem durante todo o ano e merece comemorar”, escreveu Mick Fanning.
“Hoje é o dia em que o surfista mais talentoso do mundo foi coroado o melhor surfista do mundo. Durante o meu tempo no Tour, posso dizer que sou muitíssimo honrado de ter testemunhado meus surfistas favoritos serem campeões mundiais. Kelly Slater, Mark Occhilupo, Andy Irons, Mick Fanning, Gabriel Medina e agora John John Florence. Tenho certeza de que o futuro do surfe competitivo está em boas mãos”, postou Parko.
“Esse cara é a definição de ser humilde e dedicado. Obrigado por trazer o título para casa, JJ”, escreveu o ex-Top havaiano Shane Dorian.
Parabéns, John Florence, campeão do mundo. O garoto é um campeão dentro e fora da água, o mais humilde e respeitoso que você irá conhecer”, disse o ex-Top Damien Hobgood.
No vídeo abaixo, o predestinado John Alexander Florence, aos 8 anos, fala sobre seus anseios para o futuro. Parece que ele chegou até mais longe do que esperava, mas ainda quer mais.
“Vou ser um surfista profissional e vou tentar ser um skatista profissional também”, diz John.