O prefeito do município de Bombinhas, Santa Catarina, Leopoldo João Francisco Filho (PPB), mesmo partido político de Paulo Maluf e outros menos votados, enviou na semana passada para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que destruirá todas as reservas naturais do município.
Bombinhas é conhecida por sua beleza natural, pelas áreas de Mata Atlântica e, principalmente, por abrigar a Reserva Biológica do Arvoredo.
A Lei Municipal nº034/99 altera o zoneamento urbano e uso do solo do Município de Bombinhas, propondo mudança da cota da Zona de Preservação Permanente (ZPP) de 200 metros para 100 metros do nível do mar, transformando a faixa em Zonas Residenciais, ou seja, passível de ser loteada. Essas faixas de terra são as últimas reservas de Mata Atlântica da região e que ainda mantém o equilíbrio ecológico com a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que está localizada em frente ao Maciço da Costeira de Zimbros. O município de Bombinhas, uma das mais importantes reservas naturais de Santa Catarina, área de Mata Atlântica ameaçada de extinção no Brasil, pertencente às Florestas Tropicais úmidas do mundo que necessitam ser protegidas, e segundo a UNESCO, está sendo ameaçada pela exploração imobiliária e pela ação de políticos que desrespeitam as leis e a vida deste planeta.
Quem não conhece já deve ter ouvido falar nesta praia que é um paraíso no litoral de Santa Catarina, sendo uma das praias mais bonitas do Brasil, considerada um dos melhores “points” de mergulho no país. Toda fauna marinha depende da flora na costa, portanto, se o projeto de lei for aprovado, poderá se extinguir não só a Mata Atlântica , mas também todo o ecosistema marinho da região.
Quem estiver interessado em coibir essa danosa ação do prefeito de Bombinhas deve enviar e-mail azimbros@mdi.com.br , para que a lista com sua assinatura seja enviada ao Prefeito do Município de Bombinhas, SC, Sr. Leopoldo João Francisco Filho.
AMAR-ZIMBROS ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DA REGIÃO DE ZIMBROS-BOMBINHAS, SANTA CATARINA- BRASIL