Não é de hoje que Porto Alegre carrega o triste título de cidade sem praia com maior número de surfistas em relação ao total de habitantes no Brasil. Pensando nisso, há dez anos, o Circuito da ASPOA (Associação de Surfe de Porto Alegre) foi criado para que moradores da capital pudessem competir entre si.
Ao longo do tempo, o circuito cresceu em nível técnico e, no ano passado, contou com nove etapas. No terceiro evento de 2016, a ASPOA reuniu 32 atletas em um domingo chuvoso no balneário de Atlântida. Porém, devido à distância entre a cidade e o litoral, somente uma pequena parte da galera de Porto Alegre que curte surfe sabe disso.
O POA Surf Awards é o marco de um novo momento para a associação e para a cidade, que passarão a ter uma relação mais próxima. A edição de 2016 conta com apoio da Revista Fluir e do site Waves e premiará os oito melhores competidores do ranking do Circuito ASPOA 2015, em uma noite gratuita, a céu aberto, com música ao vivo e que promete lotar, com mais de 900 confirmados e 1.000 interessados no evento pelo Facebook.
Além disso, uma exposição de fotos apresentada pela Art in Surf reunirá alguns dos melhores momentos vividos por fotógrafos e filmmakers locais, como Mark Daniel, Manoela D’Almeida e Luis Reis, no ano passado.
A perspectiva é que, no ano que vem, o evento possa premiar e validar o trabalho de todos que movimentaram o mercado e contribuíram para o desenvolvimento do esporte em Porto Alegre. É exatamente isso que a ASPOA busca trazer para a cidade. Quando ocorre esse tipo de evento, com tema surfe, a expectativa é altíssima e o público local é muito participativo.
O POA Surf Awards 2016 será realizado nesta quinta-feira, 31 de março, a partir das 19h, no Espaço Maestro, casa de festas na Zona Sul da capital gaúcha. O evento é uma iniciativa da ASPOA em parceria com a BSK Comunicação.
Saiba mais em facebook.com/POASurfAwards ou em @poasurfawards, no Instagram.