QS no Chile

Premiação triplicada

El Gringo, Arica, Chile.

1400x774
El Gringo recebe QS 3.000 da WSL. Foto: Mauricio Lazo.

 

O aumento do investimento público/privado na premiação do Maui and Sons Arica Pro Tour by Corona & Canon no Chile, já causou um efeito positivo para a etapa mais tradicional do calendário da WSL South America.

O valor oferecido aos mais bem colocados triplicou, de 25 mil dólares do QS 1500 do ano passado, para 75 mil dólares, com a vitória no evento passando a valer importantes 3.000 pontos no ranking do WSL Qualifying Series.

Com isso, mais de setenta surfistas de vários países já se inscreveram para desafiar a temida onda de El Gringo, na semana dos dias 17 a 23 de julho em Ex Isla Alacrán, no Chile.

O francês Willian Aliotti já garantiu sua vaga para defender o título conquistado com os tubos incríveis que surfou na final do ano passado com o australiano Dean Bowen. O vice-campeão também confirmou participação, assim como alguns destaques do ranking do WSL Qualifying Series esse ano, como o número 15, Oney Anwar, da Indonésia, o atual líder do ranking sul-americano da WSL South America, Thiago Camarão (21.o no QS), o também brasileiro Hizunomê Bettero (26.o), o francês Marc Lacomare (24.o), entre outros.

 

980x654
William Aliotti é o atual campeão da etapa. Foto: Pablo Jimenez.

 
Os surfistas do Peru também sempre figuram na lista dos favoritos ao título no Desafio de Arica, pois foi um peruano quem venceu a primeira etapa do QS em El Gringo em 2009, Gabriel Villaran. Além dele, Alvaro Malpartida foi o campeão nos tubos de El Gringo em 2013. No momento, o mais bem colocado no ranking mundial é Miguel Tudela, em 33.o lugar. Esse ano, ele já foi finalista de uma etapa do QS 1000 em Sunset Beach, no Havaí, e semifinalista no QS 3000 de Durban, semanas atrás na África do Sul.

Entre os chilenos, o surfista patrocinado pela Maui and Sons, Manuel Selman, campeão pan-americano, é quem está melhor no ranking do QS, em 112.o lugar. Depois dele, tem Nicolas Guajardo Vargas na posição número 233 e em 236 está o Rapa Nui, Roberto Araki, um dos primeiros a se inscrever no campeonato esse ano.  

Exit mobile version