A paranaense Sabrina Olas lidera o circuito brasileiro. Foto: Rick Werneck / Divulgação Petrobras. |
Serão distribuídos R$ 2 mil em cada uma das duas etapas do circuito, que estréia na praia de Stella Maris, Salvador (BA), de 1 a 3 de julho, e depois seguirá para o Rio de Janeiro, de 18 a 20 de novembro. A premiação total por etapa é de R$ 20 mil.
A competição será dividida em seis categorias: profissional; júnior (até 18 anos); master (de 19 a 29); super master (de 30 a 39); legends (40 a 49); super legends (mais de 50) e feminino Pro/Am (aberto).
O campeonato contará pontos para o ranking nacional. A lista também leva em conta os resultados das três etapas do Circuito Petrobras de Surfe Feminino, que já oferece prêmios há dois anos. Assim, as meninas terão um circuito com cinco etapas.
O circuito masculino, por sua vez, terá apenas três etapas: as duas do Petrobras Longboard Classic e o Festival de Santos, vencido pelo paulista Danilo Mulinha em janeiro. Ele desbancou grandes surfistas, como o atual campeão, Picuruta Salazar, e largou na frente ao vencer a primeira etapa da temporada.
No ranking feminino, quem lidera é a paranaense Sabrina Olas. Ela levou a melhor na etapa de abertura do Circuito Petrobras de Surfe Feminino, disputado em abril na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
Atual campeã nacional, a catarinense Karina Abras ficou com a segunda colocação. A paulista Rita Helena ficou em terceiro lugar, com a catarinense Tânia Candemil completando o primeiro pódio feminino dos pranchões deste ano.
A Bahia será representada por oito surfistas, entre elas Carla Circene, de 35 anos, vencedora da primeira etapa do Circuito Estadual Baiano. “A premiação para a categoria feminina mostra como o esporte tem organização. A tendência é que o longboard se desenvolva ainda mais. A cada dia mais meninas começam a praticar”, diz Carla.
Além da premiação feminina, o Petrobras Longboard Classic terá uma novidade para os surfistas amadores. Eles poderão competir em dose dupla: tanto na categoria amador quanto na profissional. Mas, para isso, não poderão ter ficado entre os 32 melhores colocados na primeira etapa do circuito 2005.
Ranking brasileiro masculino
1 Danilo Mulinha (SP)
2 Picuruta Salazar (SP)
3 Jeremias da Silva (RJ)
3 Paulo Kid (SP)
5 Carlos Bahia (SP)
5 Augusto Saldanha (RJ)
5 Amaro Matos (SP)
5 Roger Barros (RJ)
Feminino
1 Sabrina Olas (PR)
2 Karina Abras (SC)
3 Rita Helena (SP)
4 Tânia Candemil (SC)
Calendário nacional
Petrobras Longboard Classic – 1o a 3 de julho em Salvador (BA) – masculino e feminino
Circuito Petrobras de Surfe Feminino – 2 a 4 de setembro em Itacaré (BA) – feminino
Petrobras Longboard Classic – 18 a 20 de novembro em Salvador (BA) – masculino e feminino
Circuito Petrobras de Surfe Feminino – 25 a 27 de novembro no Rio de Janeiro (RJ) – feminino