Maresias

Presente do inverno

0

Como de praxe, com a chegada de mais um inverno, a galera fica eufórica, sabendo que as grandes ondulações de sul vão começar a bater com mais força e frequência no nosso litoral.

Sendo assim, a semana passada terminou com a surfistada alvoroçada, vendo nas previsões que um grande swell de sul se aproximava, e que as condições, direção e período seriam propícios para Maresias.

Eu também fiquei muito empolgado, e no domingo à noite preparei todo o equipamento pra dentro e fora d’água. Saí no meio da noite, na esperança de ver aquela onda quebrando na segunda-feira.

Cheguei cedinho e decidi dar um check no meio da praia, para ver o que estava acontecendo. O mar estava grande e havia dois jet-skis na água, porém as condições não estavam como o esperado!

Montei meu tripé e comecei a clicar o tow in. Tive a sorte de clicar a sequência de um tubão do Rodrigo Koxa numa esquerda de responsa. Ao mesmo tempo em que estava clicando o tow in, puder notar que no Canto do Moreira havia um movimento de surfista e que o crowd estava aumentando!

O Canto do Moreira estava melhorando a cada onda, e dava pra ver as séries varrendo a costeira ao fundo, por isso resolvi desmontar o equipamento e correr à entrada 20 para clicar o surfe na remada. Chegando lá, encontrei altas ondas, grande surfistas na água e todos estavam se divertindo muito.

A segunda-feira foi exatamente aquilo que esperávamos de um dia com swell de sul, período longo e vento leste, isso resultou em altas ondas entre 1,5 e 2 metros nas maiores séries.

Já era esperado que a terça-feira também daria boas ondas. Fui dormir para estar pronto “zero hora” no dia seguinte.

Acordei com o Jô Paiva batendo na porta do quarto, me pilhando pra checar o surfe. Fomos direto dar um check e deu pra notar que o o mar havia baixado um pouco, mas entravam séries de 1 metro a 1,5.

Decidi entrar na água pra tentar a sorte e fazer umas imagens aquáticas. Infelizmente a correnteza estava tão forte que, depois de lutar em vão, sem nenhuma foto boa, resolvi sair e montar o tripé na areia pra clicar de fora o show de surfe.

Havia várias figuras locais e muitas presenças ilustres da nova e da velha geração do surfe paulistano.

Aqui vai um apanhado das melhores imagens que capturei nesses dois dias de altas ondas em Maresias.

Para acompanhar melhor o trabalho de Anselmo Venansi, siga @anselmovenansi e @picxfilmes no Instagram.