Ondas do PAC

Presidente Lula recebe pranchas

Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Lula recebem pranchas de surf

 

Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Lula recebem pranchas de surf na comunidade carioca. Foto: Marcos Braga.

O Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, o governador do estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital Eduardo Paes, posaram de surfistas ao lado do big rider Rodrigo “Monster” Resende, durante a entrega oficial do Centro de Referência da Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro, nas comunidades Pavão / Pavãozinho e Cantagalo, na manhã da última terça-feira (18/8).

Em clima de descontração, cada um deles ganhou uma prancha de surf personalizada com uma caricatura e fizeram a tradicional saudação havaiana para a foto oficial, junto de outras autoridades.

 

 

Politicagens à parte, é sempre bom ver o surf reconhecido como um instrumento efetivo de inclusão social para a juventude.

Rodrigo Resende e Henry Lelot preparam o presente das autoridades. Foto: Marcelo Braga.

Incluído na série de obras do Programa de Acelerção do Crescimento (PAC), o Centro de Referência da Juventude do Cantagalo / Pavão / Pavãozinho oferecerá cursos profissionalizantes para jovens de 15 a 29 anos e atividades livres, como boxe, capoeira, música, surfe e cinema, entre outras.

 

Já os cursos, baseiam-se no chamado arranjo produtivo local, que inclui produção de pranchas de surf, web design e produção de carnaval.

Rodrigo Resende e Henry Lelot – A oficina de pranchas será coordenada pela ONG O`Surfe liderada pelo shaper Henry Lelot e seu pai, o jornalista Berto Filho, que desde 2001 realizam um consistente trabalho com cerca de oitenta crianças das comunidades carentes do litoral do Rio de Janeiro.

Tive a oportunidade de visitar a sede da O’Surfe localizada no Recreio dos Bandeirantes na última semana e conversar com Lelot, Berto Filho e o assessor de imprensa da entidade, Eduardo Leite.

A sede da O’Surfe fica próxima às praias da Macumba e Recreio e oferce um espaço de lazer e aprendizado, onde os jovens participam de diversas atividades, desenvolvem valores de cidadadania e abrem seus horizontes para as possibilidades de uma vida melhor através do surf – seja integrando a equipe de competição, aprendendo a arte de fabricar e consertar pranchas, ou simplesmente desenvolvendo laços de amizade com outros jovens que possuem interesses comuns.

A O’Surfe oferece ainda assistencia psicológica e os jovens assistem a palestras, recebem reforço escolar, alimentação, acesso a internet e desenvolvem atividades esportivas como yôga e jiu-jitsu.

 

Com muitos anos de experiência em ensinar a arte da confecção de pranchas, Lelot parece ser a pessoa certa para desenvolver este trabalho com os jovens destas comunidades carentes incrustradas entre Ipanema e Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Boa Sorte ao projeto!

 

Fonte Blog Surf e Cult

 

Exit mobile version