De acordo com a previsão, vão rolar altas ondas nas próximas 48 – 72 horas nos picos do litoral Sul e Sudeste expostos à ondulações de Sudeste com forte influência de Leste.
Ainda segundo os gráficos, o tempo fica estável, o vento sopra fraco e o período de pico ultrapassa 12 segundos entre segunda e terça-feira em alguns estados.
No litoral Nordeste, entre a Bahia e Alagoas, o mar também deve ficar grande, principalmente nos picos que recebem melhor as ondulações de quadrante Sul.
Litoral Sul Na costa gaúcha, o mar começa a subir na tarde deste domingo e só para de ganhar força no final da tarde de segunda-feira, quando atinge seu ápice com séries – muito provavelmente – superiores a 1,5 metros.
Infelizmente, apesar do período alto (aproximadamente 10 segundos), a previsão é de vento desfavorável para a região (Norte / Nordeste). Vale a torcida para não soprar moderado e comprometer a qualidade das ondas e vale ficar esperto para cair antes do vento entrar ou depois de parar.
Na costa catarinense, o modelo de águas rasas do Waves indica condições excelentes entre o final da tarde de domingo e terça-feira. A ondulação deve chegar limpa, com séries de mais de 2,5 metros, vento do quadrante Norte quase zerado e período superior a 14 segundos na manhã de terça, ápice do swell.
No litoral paranaense, a condição (vento e período de pico) será bem parecida. As séries devem rolar entre 1,5 e 2 metros em alguns points. Mas o swell fica menos dias na área e perde bastante força entre o final da tarde de segunda e a manhã de terça-feira.
Litoral Sudeste Na costa paulista e do Rio de Janeiro, a ondulação ganha força gradativamente da manhã de domingo até a manhã de terça-feira. Nos picos que recebem melhor as ondulações de Sudeste com forte influência de Leste, as séries devem ultrapassar 1,5 metros, um pouco mais consistentes em alguns points do Rio.
Previsão de tempo bom, vento fraco – quase zerado, sem direção definida – e período de até 14 segundos no ápice do swell nos dois estados.
Já no litoral capixaba, a ondulação ganha bastante força durante o domingo, o período dispara para a casa de 10 segundos e as séries podem ultrapassar 2 metros no final da tarde em alguns points. Na segunda-feira, o swell ganha um pouco mais de intensidade e as séries devem ficar ainda maiores. Na terça-feira, a ondulação perde bastante força, mas deve sobrar uma boa vala para a galera terminar de fazer a cabeça.
Previsão de tempo parcialmente nublado com alguma chance de chuva, vento do quadrante Leste entre fraco e moderado e período superior a 10 segundos.
Litoral Nordeste Entre a costa da Bahia e de Alagoas, um potente swell de Sudeste deve atingir alguns picos da região com séries de até 2 metros. No litoral baiano, ápice previsto para a manhã de segunda-feira. No litoral alagoano e sergipano, será entre o final da tarde de segunda e a manhã de terça-feira.
Infelizmente, os gráficos indicam presença de vento Sudeste moderado, constante, e período de pico regular: aproximadamente 9 segundos. O tempo também não ajuda e fica instável, principalmente no litoral da Bahia. Vale a torcida da galera local que gosta de ondas grandes para os fatores externos não prejudicarem muito a qualidade das ondas.