Brasil Surf Pro

Previsão indica boas ondas

0

 

Séries podem ultrapassar 1,5 metros na hora prevista para as finais. Foto: Fábio Minduim / Brasil1.

De acordo com a previsão, as baterias decisivas da terceira etapa do Brasil Surf Pro 2011 devem rolar em boas ondas neste domingo na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

 

Um novo swell do quadrante Sul ganha força gradativamente a partir da tarde deste sábado e as séries podem ultrapassar 1,5 metros na hora prevista para as finais. A previsão também indica vento Sul / Sudeste fraco e período razoável: aproximadamente 9 segundos. 

 

Se tudo ocorrer dentro do previsto, o lendário canto direito de Itamambuca, que recebe campeonatos de surf desde a década de 70, vai quebrar do jeito para alegria dos tops do circuito nacional.

 

Tradição Em 1972, o 1º Festival Brasileiro de Surf rolou na praia Grande de Ubatuba. Em 1973, Itamambuca estreou como sede do evento. Desde então, boa parte da história do surf de competição brasileiro foi escrita em suas ondas.

 

Segundo dados do site Data Surfe, o pico recebeu nos últimos 38 anos: seis edições dos Festivais Brasileiros de Surfe (73 a 78), cinco do antigo Circuito Brasileiro da Abrasp (1987 a 1991), sete etapas do antigo WQS (entre 1992 e 2008), integrou todas as temporadas do SuperSurf enquanto circuito brasileiro (2000 a 2009) e as duas últimas do Brasil Surf Pro. Isso sem falar no Sundek Classic de 1988, válido pelo circuito mundial e vencido por Damien Hardman.

 

“Lembro que corri o evento de 1972 na praia Grande. Era moleque e perdi logo de cara. Rico, Marcos Berenguer, Daniel Friedmann, Bocão, estavam todos presentes e já surfavam muito”, recorda Reinaldo Andraus, o Dragão, gerente de marketing da HD. O festival foi vencido por Rico de Souza, que também levou a segunda edição do evento em Itamambuca.