Previsão indica swell na quinta-feira

0

Bernardo Pigmeu, Neco Padaratz e Raoni Monteiro durante a cerimônia de abertura do Globe Fiji WCT. Foto: ASP World Tour / Tostee.
O clima de paraíso total permanece nesta segunda-feira em Fiji e a previsão indica entrada de ondas a partir de quinta-feira. Bom para a elite do surf mundial relaxar depois da exaustiva viagem do Tahiti para Fiji.

 

O prazo do Globe WCT Fiji vai até 3 de junho e o Brasil agora tem o mesmo número de atletas dos Estados Unidos no grupo que participa da quarta etapa do ASP Foster?s World Championship Tour 2005.

 

O pernambucano Bernardo Pigmeu e o niteroiense Guilherme Herdy substituem os contundidos Damien Hobgood e Toby Martin nas próximas etapas e estão escalados para marcar seus primeiros pontos em Fiji.

 

Damien Hobgood, campeão da etapa no ano passado e atleta do patrocinador do campeonato, abandonou a final na metade da bateria no Taiti depois de uma queda e opera o ombro esquerdo nos próximos dias.

 

O australiano Toby Martin foi outra vítima da temida onda de Teahupoo. Ele estourou o joelho e também precisa de cirurgia.

 

O Brasil agora iguala os Estados Unidos em número de representantes, nove. O maior contingente é o da Austrália, com 20 atletas entre os Top 45 do WCT. O Hawaii apresenta cinco competidores. 

 

Dois sul-africanos e três locais de Fiji classificados nas triagens completam a relação de candidatos ao prêmio máximo de US$ 30 mil oferecidos ao campeão da quarta etapa da temporada 2005 do ASP Foster?s Tour.

 

##

 

Depois do nono lugar no Taiti, Marcelo Nunes busca mais um bom resultado em Fiji. Foto: ASP World Tour / Tostee.
No ano passado, o Quiksilver Pro Fiji foi iniciado logo no primeiro dia do prazo, com Neco Padaratz e Raoni Monteiro sem chegar a tempo de competirem na fase classificatória.

 

Já Victor Ribas roubou a cena ao derrotar os favoritos Kelly Slater e Tom Carroll, com Peterson Rosa e Marcelo Nunes também começando com vitórias em Cloudbreak.

 

Na repescagem, Guilherme Herdy tirou Raoni; Paulo Moura também venceu e Neco Padaratz estreou com incríveis 19 pontos de 20 possíveis, marca só superada pelos impressionantes 19,90 pontos somados por Damien Hobgood para superar o tricampeão mundial Andy Irons na grande final.

 

O Brasil vem de boa campanha no Taiti na semana passada, com Neco e Paulo Moura recebendo suas primeiras notas 10 nos tubos de Teahupoo.

 

Curiosamente, os dois se encontraram na terceira fase em Fiji do ano passado e Moura seguiu para as oitavas-de-final.

 

O reforço Guilherme Herdy já foi vice-campeão em Fiji em 2000, quando só foi derrotado pelo australiano Luke Egan na bateria decisiva.

 

No ano passado, Herdy chegou a barrar o aussie Trent Munro, atual número 1 do WCT, Trent Munro, na terceira fase. Porém, também parou nas oitavas-de-final, assim como Victor Ribas, que primeiro derrotou Kelly Slater, passou por Peterson Rosa na terceira fase, mas foi barrado por Andy Irons nas oitavas.

 

Uma nova chamada foi marcada para as 8 horas da terça-feira lá em Fiji, segunda-feira aqui no Brasil, mas a folga deve continuar…

 

##

 

Enquanto as ondas não vêm, Nathan Webster relaxa no resort. Foto: ASP World Tour / Tostee.
Globe Fiji WCT, primeira fase

 

1 Cory Lopez (EUA), Peterson Rosa (Bra), Shea Lopez (EUA)
2 Tom Whitaker (Aus), Phillip MacDonald (Aus), Luke Stedman (Aus)
3 Nathan Hedge (Aus), Marcelo Nunes (Bra), Tim Reyes (EUA)
4 Mick Fanning (Aus), Kalani Robb (Haw), Kirk Flintoff (Aus)
5 Taj Burrow (Aus), Troy Brooks (Aus), Renan Rocha (Bra)
6 Trent Munro (Aus), Sunny Garcia (Haw), Bernardo Pigmeu (Bra)
7 CJ Hobgood (EUA), Michael Lowe (Aus), Guilherme Herdy (Bra)
8 Andy Irons (Haw), Darren O’Rafferty (Aus)
9 Kelly Slater (EUA), Richard Lovevtt (Aus)
10 Joel Parkinson (Aus), Bruce Irons (Haw)
11 Dean Morrison (Aus), Jake Paterson (Aus), Greg Emslie (Afr)
12 Daniel Wills (Aus), Taylor Knox (EUA), Raoni Monteiro (Bra)
13 Mark Occhilupo (Aus), Paulo Moura (Bra), Lee Winkler (Aus)
14 Chris Ward (EUA), Neco Padaratz (Bra), Tim Curran (EUA)
15 Luke Egan (Aus), Bede Durbidge (Aus), Travis Logie (Afr)
16 Fred Patacchia (Haw), Victor Ribas (Bra), Shane Beschen (EUA)