Depois de um ano parado, a USPU – União dos Surfistas Profissionais de Ubatuba -, retorna às atividades em grande estilo, na Vermelha do Centro.
Com boas ondas de 1,5 metros e séries maiores, alguns dos melhores profissionais de Ubatuba proporcionaram um verdadeiro show de surf para o pequeno público presente.
A USPU possui um formato visando o treino dos atletas e, para isso, adéqua diferentes formatos, seguindo sempre o padrão do circuito mundial de surf. A equipe técnica contou com José Cação, experiente árbitro da Federação Paulista de Surf, Paulo Motta, head judge (juiz chefe) da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), Saulo Junior, experiente surfista profissional, David Silva, surfista profissional e Everton Silva, ex-árbitro e atual técnico da equipe Vida Surfe.
COMPETIÇÃO
O primeiro round foi marcado por disputas emocionantes em ondas que proporcionaram manobras e tubos, com o vento terral da manhã. Destaques para Wesley Leite, detentor de uma nota 9,87 em um tubo longo seguido de um aéreo 360º reverse, e também para o experiente surfista profissional, Alexandre Costinha, que pegou uma das maiores ondas do dia, executou uma boa rasgada e em seguida, encaixando um bom tubo, saindo pelo “dog dor” – onda que recebeu 9 pontos dos juízes.
O segundo round manteve o alto nível, destaques para Hizunome Bettero, que executou potentes carvings e laybacks para atingir os “high scores”, bem como, Wesley Leite, que também utilizou bem as bordas e os aéreos.
Wesley acabou parado na semifinal, derrotado pelo seu companheiro de equipe no Vida Surfe, Tales Araújo, em uma bateria de poucas ondas. Tales virou na ultima onda da bateria, quando executou uma rasgada, emendando uma batida na junção.
Hizu foi derrubando seus oponentes com performances radicais até encontrar Tales na final, que teve Hizu como vencedor, somando um 8,67 e um 8 pontos. Tales tinha uma nota 9, mas não conseguiu uma outra nota alta para somar e acabou com o vice-campeonato.
A USPU prioriza realizar os eventos sempre com boas condições do mar, para que além do treino, o show de surf seja garantido. Fiquem ligados, em breve a segunda etapa, antes do SuperSurf.
RESULTADO
1º Hizunome Bettero
2º Tales Araujo
3º Wesley Leite
3º Alexandre Costinha
5º Philippe Chagas
5º Odirlei Coutinho
5º Sidney Guimarães
5º Tamae Bettero
9º Cristiano Rosario
9º Guilheme Villas Boas
9º Marco Aurelio
9º Cleiton Felix
13º David Silva Filhão
13º Fabio Leite
13º Lucas Santin
13º Gabriel Adisaka