O Brasil sofreu novas baixas nesta quinta-feira (28) no VISSLA World Junior, Mundial para atletas de até 18 anos que acontece em Hyuga, Japão.
Eduardo Motta, Daniel Adisaka, Carol Bonelli, Luara Thompson e Leticia Cavalcante perderam suas respectivas baterias da repescagem e deram adeus à competição. Quem também já havia caído era Arthur Cerqueira, eliminado na primeira fase da repescagem.
Na Sub-18 Masculino, Wallace Vasco e Deyvidson Santos seguem vivos na briga pelo título e encaram o sexto round da repescagem.
Wallace Vasco caiu para a repescagem no quarto round do evento principal, ao ficar em terceiro na bateria vencida pelo australiano Dylan Moffat.
Os adversários de Vasco no próximo round são o sul-africano Jadin Masencamp, o japonês Yuri Ogasawara e o norte-americano Levi Slawson.
Já Deyvidson Santos teve um longo dia na repescagem, avançando três rounds para manter-se na briga por uma vaga na final. Deyvidson encara o mexicano Alan Cleland Jr., o australiano Samson Coulter e o belga Dean Vandewalle pela sexta fase da repescagem.
Na mesma categoria, Eduardo Motta acabou eliminado do evento na terceira fase da repescagem ao ficar em terceiro na disputa que classificou o português João Moreira e o japonês Yuji Niahi.
Pela Sub-16 Masculino, Lucas Vicente é o único brasileiro no evento principal. Ele avançou em segundo na sua bateria da quarta fase. A disputa foi vencida pelo australiano Alister Reginato e teve o brasileiro Mateus Sena em quarto.
Mateus aguarda os adversários no round 6 da repescagem e um deles pode ser o brasileiro Daniel Templar, que enfrenta no quinto round o israelense Kyam Amar, o costa-riquenho Malakai Martinez e o argentino Juan Cruz Ruggiero.
Daniel Adisaka acabou eliminado no terceiro round da repescagem, na disputa que classificou o panamenho Luis Carlos Lopez e o inglês Gabe Ley.
Na Sub-16 Feminina, a catarinense Tainá Hinckel não entrou na água nesta quinta e segue como a única brasileira no evento principal. Ela encara as havaianas Keala Tomoda-Bannert e Gabriela Bryan, além da japonesa Kana Nakashio pelo quarto round da competição.
Já Carol Bonelli despediu-se das ondas japonesas ao ficar em último na bateria da quarta fase da repescagem.
Pela Sub-18, o Brasil perdeu as duas representantes na quarta fase da repescagem. Luara Thompson, que fazia sua estreia na repescagem, ficou em quarto na bateria que classificou a costa-riquenha Zulay Martínez e a australiana Zahli Kelly.
Leticia Cavalcante, que vinha fazendo bonito e avançou duas fases da repescagem em primeiro nesta quinta, acabou barrada pela aussie India Robinson e pela francesa Uhaina Joly.
Uma bonita homenagem à Zander Venezia marcou o dia de competição em Hyuga.
Os atletas fizeram uma remada ao outside para homenagear o jovem surfista de Barbados, morto após uma session em uma rasa bancada conhecida de seu país.
A próxima chamada acontece nesta quinta-feira, às 19h (horário de Brasília).