Primeiro reef artificial dos EUA será inaugurado em breve

Está praticamente concluída a construção do primeiro reef artificial dos EUA. O projeto, viabilizado pela Chevron USA em conjunto com a Surfrider Foundation, está previsto para ser concluído no dia 26 de setembro. O reef, chamado Pratte’s Reef, fica localizado em El Segundo, Califórnia, e dependeu de 12 anos de estudos e negociações para ser iniciado e teve um custo de aproximadamente U$ 300 mil.
A iniciativa foi o resultado de uma decisão da California Coastal Commission (CCC), em 94, que concluiu que as ondas são recursos naturais de utilidade pública e devem ser protegidas. Entre 84 e 86, a Chevron USA foi responsável pela construção de uma estrutura de proteção para a tubulação submarina que vai até uma refinaria em El Segundo. Esta estrutura prejudicou o funcionamento das ondas, que deixaram de quebrar no local, e a empresa foi obrigada a bancar o projeto de restauração.
Esta foi a primeira vez que um órgão governamental reconheceu que as ondas são um recurso natural e público e devem ser protegidas, concluindo que o ato de surfar representa um importante tipo de recreação para o povo americano. Também foi a primeira iniciativa de restauração de uma área de surf prejudicada pelas ações do homem.
“Pratte’s Reef está sendo construído com recursos naturais e será continuamente monitorado para evitar quaisquer riscos de danos ao meio-ambiente local”, afirmou Chad Nelsen, Diretor de Meio-Ambiente da Surfrider Foundation. “Se um problema aparecer, o reef pode ser removido fácil e rapidamente, sem prejudicar o ecossistema local”, concluiu.
Além de tudo, o projeto é a prova de que o futuro do surf não está condenado a extinção, já que os fundos naturais vêm sofrendo sérios danos, além da esperança de que vários picos que recebem ondulação mas não possuem um fundo adequado possam vir a se tornar picos clássicos.
Para saber mais sobre o Pratte’s Reef acesse o site da Surfrider no endereço www.surfrider.org/artificialreef.

Exit mobile version