Prova começa em Camburi

Alexandre Sasaki, Paulista Universitário de Surf, Camburi, São Sebastião (SP)

Ex-profissional Alexandre Sasaki é um dos finalistas do Paulista Universitário de Surf em Camburi. Foto: Ariel Schwartzman.
Começou neste sábado na praia de Camburi, São Sebastião (SP), a etapa de abertura do 8° Circuito Paulista Universitário de Surf.

 

Cerca de 80 atletas de diversas faculdades do Estado de São Paulo estão nas cinco categorias em disputa. Em ondas de no máximo meio metro, os surfistas precisaram ser estrategistas.
 
Entre os 32 inscritos das faculdades do litoral, quatro já garantiram a vaga para a grande final. O universitário René Oliveira, de 24 anos, foi o que mais pontuou.

 

Somando 24,85, o aluno da Unimonte, que está cursando o primeiro ano de Oceanografia, usou do conhecimento que tem das ondas para se destacar nas duas fases da competição.
 

Estrutura nota 10 do evento. Foto: Ariel Schwartzman.
?Acho legal esse formato de campeonato?, comentou o finalista que também corre circuitos profissionais e amadores paulistas. Local de São Sebastião, ele se mudou para o Guarujá em 2004 para estudar.

 

?Eu tenho uma identificação muito grande com o mar?, justificou o atleta sobre a escolha do curso. Calouro no circuito, ele é um dos beneficiados com bolsa de estudo de 100% da faculdade.
 
Outro destaque foi o ex-profissional Alexandre Sasaki. Aluno de Turismo da FABE (Faculdade de Bertioga), ele está no segundo ano e carrega uma experiência de três anos como profissional.

 

Com 24,40 pontos, ele assumiu a segunda colocação. Na terceira posição ficou Sergio Rocha, da Unaerp, com 22 pontos, seguido por Popó Batista, (21,60) primeiro ano de Educação Física, da Unimonte.
 
A prova consiste em duas fases, em que cada atleta entra no mar duas vezes. Os quatro melhores colocados carimbam passaporte para final.

 

Além da categoria Masculina Open, estão em disputa as categorias Masculina e Feminina Paulistana (para universitários que moram e estudam na capital), Feminina Open (para universitários do litoral e interior), e o confronto entre os alunos da PUC e FAAP.
 
Na Open Paulistana, o atual campeão brasileiro Michel Cardoso, que está no último ano de Comércio Exterior na Mackenzie, lidera o ranking da primeira fase.

 

Já na Feminina Paulistana, Fernanda Gonçalves, da FAAP, somou mais pontos. Entre as meninas do Litoral, Jaqueline Diniz está na frente. No confronto PUC e FAAP, Arthur Carratu, da PUC, é o líder, seguido por Ariel Schwartzman, da FAAP.
 
O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização da APSU e do IBRASURF, com o patrocínio da Skol e Star Point, co-patrocínio da Flash Power, Nivana e Taca. Apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully?s. Organização Federação Paulista de Surf, Associação São Sebastião de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá.

 

Exit mobile version