A segunda edição do Campeonato Mundial Master da ISA International Surfing Association (ISA) será realizada nas clássicas ondas de Punta Rocas, Peru, entre os dias 29 de março e 6 de abril.
Seguindo os padrões da ISA, a competição é fechada para equipes nacionais, não sendo permitidas inscrições avulsas ou de caráter individual. Para que um país possa ser representado, sua equipe dever ser inscrita por sua entidade nacional representativa.
Cada equipe será formada por oito atletas e um técnico / chefe de equipe, sendo que a formação das equipes será de dois surfistas masters (acima de 35 anos), dois surfistas grand masters (acima de 40), dois kahunas (acima de 45), um grand kahuna (acima de 50) e uma surfista master (acima de 35 anos).
A primeira edição deste evento aconteceu em Porto Rico, em janeiro de 2007, com a equipe sul-africana vencendo a competição em ondas incríveis que atingiram mais de 8 pés com formação perfeita em Maria´s Beach .
Na primeira edição, somente foram disputadas as categorias Master, Grand Master e Kahunas, vencidas respectivamente por Juan Ashton (Porto Rico), Magoo de la Rosa (Peru) e Chris Knudsen (África do Sul).
O Brasil foi representado em Porto Rico por Wagner Pupo (SP), que terminou em terceiro lugar na Master, Carlos Santos (SC), semifinalista na Master e Grand Master, e Marcelo Boscoli (RJ), que também foi às semifinais na Grand Master.
Por não ter competido com equipe completa, embora com boa performance individual de nossos atletas, o Brasil terminou na sétima colocação.
Para o evento em Punta Rocas, já existem 16 países confirmados (limite máximo permitido), e estarão na disputa Jamaica, Trinidad & Tobago, Inglaterra, França, Equador, Porto Rico, Itália, Suíça, Tahiti, República Dominicana, Argentina, África do Sul, Suécia, Austrália, Peru e Brasil.
Nomes como os defensores dos títulos Juan Ashton, Magoo de la Rosa e Chris Knudsen já estão confirmados, bem como outros favoritos como Heifara Tahutini, do Tahiti, Rob Page, da Austrália, e Heather Clark, da África do Sul.
A competição será disputada sob o formato de Double Elimination, ou seja, com repescagens, sistema em que nenhum atleta é desclassificado na primeira derrota.
A equipe brasileira será definida por uma seletiva a ser realizada entre 21 e 23 de março, na Barra da Tijuca (RJ). “Os dois primeiros colocados de cada categoria vão integrar a equipe brasileira que irá disputar o título do Mundial Master”, revela Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS).
Aproveitando a realização do evento, a Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e a CBS criam o ?Hall da Fama do surf brasileiro?. Seis surfistas serão agraciados com a honraria.