O Circuito Local Motion SP Contest 08 se encerra neste final (6 e 7/12) em Ubatuba (SP), com a disputa do Confronto Final.
Desde o mês de agosto, foram formadas equipes nas categorias Open, Longboard e Master, entre surfistas das Zonas Norte, Leste, Grande ABC, Sul e Oeste.
Desde 2002, vários nomes entraram para a galeria de campeões. Em média 500 surfistas disputam por ano a coroa do SP Contest.
Até agora, 18 deles figuram na seleta lista e as cinco regiões têm pelo menos um representante.
Para chegar ao Confronto Final, seletivas são realizadas e definem os mais preparados para representar as suas regiões.
Entre os campeões, o recordista de títulos é o arquiteto Leonardo Paioli. Morador do bairro de Moema, Zona Sul, ele coleciona cinco canecos na categoria Longboard e levou todas em sua seletiva. Aos 32 anos, o surfista vem se preparando para aumentar sua coleção.
“Estou treinando com o meu preparador físico Leandro Okuda, que é nadador e um dos melhores do Brasil. Há seis meses, faço natação três vezes por semana, para manter a remada. Largo tudo que tenho para treinar, pois preciso ter um exercício fora do dia-a-dia do trabalho e estou me sentindo muito bem”, afirma Paioli.
Depois do Leonardo, outro atleta que tem um bom número de conquistas no Confronto Final é João Carlos Chaves.
Também da Zona Sul, Chaves venceu na categoria Open nos anos de 2002 a 2004. No ano seguinte, o título foi parar na Zona Oeste, nas mãos de Pedro Regatieri, campeão em 2005 e 06. No último ano, Sergio Frog foi o melhor da Grande São Paulo, colocando a Zona Leste na galeria.
Entre os juniores, Caio Munhoz, da Zona Leste, faturou em 2002. Thiago Costa levou por dois anos (2003 e 04) o título para a Zona Norte. Zona Oeste entrou na galeria com a vitória de Max Motta, em 2005. No ano seguinte, Rodrigo Fagundes retornou o caneco para a Zona Norte. Por último, Caio Rodrigues incluiu a região do ABC na lista, em 2007.
Na categoria Feminino, cinco meninas também estão entre as campeãs. Renata Bosquetti, estreou o topo do ranking, em 2002. No ano seguinte, Andréia Planas, da Zona Oeste, foi a melhor. Em 2004, foi a vez da Tatiana Dias, da Zona Sul, comemorar. Nos últimos três anos, a Zona Oeste detém o título. Juliana Gadelha é a única bicampeã, vencendo nos anos de 2005 e 06 e Virginia Ferraz não deu chances em 2007.
No ano de 2004, foi incluída a categoria Master no circuito. O primeiro a levantar o caneco foi Paulo Menezes, da Zona Leste.
O ABC comemorou com a vitória de Clóvis Magalhães, em 2005. Freddy Jacob, da Zona Oeste, é o atual bicampeão, vencendo em 2006 e 07.
Entre as regiões, a Zona Sul é a que detém o maior número. São 10 títulos dos 28 disputados. Zona Oeste vem em segundo com nove. Depois, aparece a Zona Leste somando quatro. Zona Norte é a penúltima com três títulos, seguido do ABC, que contabiliza somente dois.
O evento é exclusivo para os atletas classificados pelas suas seletivas nas categorias Open, Longboard e Master.
##
Os quatro finalistas de cada categoria recebem como premiação pranchas Glasser, roupas de borracha FreeSurf Wetsuit, mais kits da Local Motion e BHS que serão entregues de acordo com a colocação de cada um. Além de uma premiação da Melhor Onda Surf Team está reservada para aquele que fizer a maior nota de todo o campeonato.
Os melhores rankeados representarão a Grande São Paulo nos Circuitos Paulista de Surf Amador de 2009.
O Confronto Final têm transmissão ao vivo pela internet. Para acompanhar a terceira etapa, basta acessar o site Local Motion SP Contest 2008.
Além de assistir ao evento, os internautas poderão mandar mensagens para os seus atletas preferidos. A TV Tent Beach exibirá as imagens das semifinais e finais de cada etapa, nas 16 lojas da rede no Estado de São Paulo.
As inscrições continuam abertas e custam R$ 60 para todas as categorias, com direito a uma camiseta oficial do evento.
Para obter mais informações, entre em contato pelos telefones (0xx11) 3892 5929 ou 9527 7280.
Com a apresentação da Tent Beach, o Circuito Local Motion SP Contest 08 conta com patrocínio da Local Motion. Apoio: FreeSurf Wetsuit e BHS. Melhor Onda: Surf Team. Prancha Oficial: Glasser Future Surfboards. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo; Associação de Surf Pier de Mongaguá; Prefeitura de Mongaguá; Federação Paulista de Surf; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo e Deputado Willian Woo.
Classificados pelas seletivas
Zona Norte
Open – Eduardo Maia, Alexandre Amparo, Fabrício Parra, Hugo Leonardo, Marcelo Castro, Juliano Franco, Raoni Del Pérsio e Vitor Lage
Longboard – Danilo Silva, Michel Asfo, Carlos Cardilho e Jair Vilela
Master – Douglas Fiorant e Antônio Carlos Fonseca
Zona Leste
Open – Higor Inaba, Ricardo Saheli, Marcos Vinicius, Jefferson Paiva, Adriano Degasperi, Jonathan Paiva, Felipe Freire e Claudemir Santos
Longboard – Paulo Menezes, Jefferson Paiva, Juliano Iaco e Jonathan Paiva
Master – Paulo Menezes e Eduardo Gatz
Grande ABC
Open – Clóvis Magalhães, Bruno Vaz, Ricardo Gimenes, Oswaldo Domingues, Raphael Eyphanio, Eduardo Domingues, Alan Gregory e Murilo Maesano
Longboard – Daniel Jacques, Glebson Siqueira, Paulo Banys e Alan Gregory
Master – Paulo Banys, Oswaldo Domingues, Clóvis Magalhães e Eduardo Domingues
Zona Sul
Open – Erick Proost, Pedro Oliveira, Diego Oliveira, Felipe Rotta, Fernando Augusto, Paulo Klein, José Guilherme e Itamar Bastos
Longboard – Leonardo Paioli, Paulo Giachetti, Mauricio Barros e Chico Paioli
Masters – Itamar Bastos, Claudemir Martines, Taciano Parri e Mauricio Abud
Zona Oeste
Open – Cadu Piolho, Beto Schina, Carlos Tizon, Sergio Leite, Freddy Jacob, Alexandre Miranda, Flavio Boca e Pedro Henrique
Longboard – Fabio Chati, Marcelo Melo, Marcelo Lima e Alexandre Miranda
Master – Beto Schina, Eduardo Henrique, Freddy Jacob e Alexandre Miranda
SP Trials
Open – Marcio Aparecido, Danilo Silva, Marcos Paulo Nardine, Daniel Takeo, Ricardo Cersosimo, Henrique Scaff, Adriano Piovezan e Daniel Jacques
Longboard – Rodmilson Scheurer, Ricardo Teixeira, João Renato e Michel Cestarolli