Local Motion Pro

Prova esquenta no Maluf

0

Raoni Monteiro garante vaga das oitavas e se aproxima cada vez mais da liderança do ranking WQS. Foto: Aleko Stergiou.

O sábado amanheceu ensolarado e o público compareceu em massa para conferir de perto o quinto dia de disputas do Local Motion Guarujá Surf Pro 2008, etapa de nível 5 estrelas do WQS que rola até domingo na praia de Pitangueiras.

 

A prova que distribui US$ 110 mil em prêmios e 2.000 pontos no ranking da divisão de acesso à elite mundial teve início às 9 horas, com as disputas da sexta rodada da competição em boas ondas de até 1 metro no canto do Maluf.

 

No primeiro confronto do dia, o catarinense Thomas Hermes, o sul-africano Greg Emslie e o australiano Shaun Cansdell protagonizaram um duelo que só foi definido na última onda.

 

O catarinense Thomas Hermes vinha na terceira colocação na bateria, quando soltou uma bela seqüência de manobras numa direita da série para arrancar dos juízes a maior nota (9.80) do dia até o momento e pular para a primeira colocação.

 

?Essa bateria foi muito difícil. Não consegui pegar boas ondas no começo da bateria e vi o sul-africano e o australiano pontuarem enquanto eu esperava pela série. Não estava com um bom somatório, aí peguei uma boa onda série e encaixei bem as manobras. Quando saí do mar não sabia do resultado, pois o sistema no palanque havia caído. Mas a galera que viu a bateria me confortou e me disse que a onda tinha sido boa?, conta Thomas Hermes.

 

?Estou amarradão por ter passado mais uma fase no campeonato. Agora a estratégia muda um pouco, pois as disputas são homem a homem. Agora fica mais fácil de escolher as ondas boas, pois não tem impregnação e dá para esperar as séries com calma. Espero chegar ainda mais longe?, fala o catarinense.

 

O sul-africano Greg Emslie também fez uma boa apresentação na manhã deste sábado e somou notas 6.33 e 7.00 para garantir a segunda colocação, barrando o aussie Shaun Cansdell.

 

Na bateria seguinte, o norte-americano Shaun Ward dominou a disputa do começo ao fim para descolar notas 5.37 e 7.67 e avançar em primeiro lugar.

 

O niteroiense Bruno Santos manobrou bem nas esquerdas do canto do Maluf para totalizar 10.30 pontos e se garantir nas oitavas-de-final, eliminando o sul-africano Warwick Wright.

 

Na terceira bateria foi a vez do catarinense Marco Polo e o cearense André Silva garantirem participação nas oitavas-de-final da competição.

 

O catarinense Marco Polo quebrou duas esquerdas para registrar notas 6.17 e 7.27 e avançar em primeiro. André Silva totalizou 12.73 e ficou em segundo, com o paulista Flávio Nakagima eliminado na terceira colocação.

 

A quarta bateria do dia foi palco de uma briga direta pela liderança do ranking WQS. Na água estavam o havaiano Flynn Novak, o carioca Raoni Monteiro e o norte-americano Nathaniel Curran.

 

Caso o norte-americano ou o carioca cheguem à final da competição, o ubatubense Hizunomê Bettero, atual líder do ranking, perde seu ?posto? de número 1.

 

O norte-americano Nathaniel Curran somou notas 6.63 e 6.77 em suas duas melhores ondas para vencer a bateria e avançar às oitavas-de-final.

 

O carioca Raoni Monteiro apresentou um excelente surf de backside nas esquerdas do Maluf para descolar notas 6.17 e 7.17 e seguir na briga pela liderança do ranking, eliminando o havaiano Flynn Novak, terceiro colocado.

 

##

 

Adilton Mariano avança mais uma vez na primeira colocação. Foto: Ivan Storti.

Na quinta bateria, mais uma vez o carioca Leandro Bastos apresentou um surf muito forte com manobras com muita pressão para descolar notas 5.57 e 7.00 e garantir a classificação em primeiro.

 

O ?free surfer?guarujaense Junior Faria segue surfando muito bem em casa e também garantiu sua vaga nas oitavas-de-final. O paulista registrou notas 4.67 e 6.67 para eliminar o francês Patrick Beven, terceiro colocado.

 

Na seqüência, o cearense Adílton Mariano mais uma vez descolou um high-score (9.00) para vencer mais uma bateria na competição.

 

O cearense ainda somou mais 6.90 em sua segunda melhor onda para garantir a classificação às oitavas-de-final na primeira colocação.

 

?Estou bem calmo e confiante, a prancha está boa e as ondas estão vindo para mim. Estou amarradão por estar competindo aqui no Guarujá e conseguir mais um bom resultado em minha carreira?, comenta o cearense Adílton Mariano.

 

O carioca Simão Romão ficou em segundo e também se garantiu nas oitavas, barrando o niteroiense Guilherme Herdy, terceiro colocado.

 

O sétimo confronto da rodada contou com dois tops do WCT, o paranaense Jihad Khodr e o gaúcho Rodrigo Dornelles, mais o carioca Yuri Sodré, ex-integrante da elite mundial.

 

Melhor para os dois atuais representantes brazucas no WCT. Numa bateria muito acirrada, o paranaense Jihad Khodr somou notas 9.17 e 6.07 para garantir a classificação em primeiro lugar.

 

O gaúcho Rodrigo Dornelles optou por surfar as direitas e também se deu bem. Com notas 7.17 e 7.83 o gaçuho avançou na segunda colocação, eliminando o carioca Yuri Sodré, terceiro colocado.

 

Na última bateria da rodada mais um brasileiro garantiu vaga nas oitavas-de-final. O paulista Davi do Carmo lutou muito para avançar em segundo lugar no confronto vencido pelo aussie Shaun Grossmann. O também australiano Kirk Flintoff terminou em terceiro e foi eliminado da prova.

 

O sábado promete ainda mais emoção com as disputas das oitavas-de-final da competição.