Entre os dias 4 e 6 de agosto, as ondas de Puerto Escondido, México, quebraram de um jeito como ainda não havia acontecido neste ano. Séries de até 5 metros fizeram a alegria dos big riders que esperavam pelo swell.
Nomes de peso como os brasileiros Danilo Couto, Pedro Manga, Diego Silva, Bento Cuervo, Johny Macedo e Silvia Nabuco, além dos “gringos” Greg e Rusty Long, Ken Skindog Collins, Alex Gray, Mark Healey, Alvaro Malpartida, Gavin Beschen, Coco Nogales, Oscar Moncada, José Ramirez desafiaram as poderosas bombas.
Destaque também para o havaiano campeão mundial de bodyboard Jeff Hubbard e o porto-riquenho Babby Quiñones.
As condições não estavam fáceis, muita corrente, um volume de água impressionante e ondas realmente grandes. Até mesmo os mais experientes sentiram dificuldades, fato que se confirmou com a contusão do ex-campeão do Billabong XXL Rusty Long em uma vaca impressionante.
Rusty tirou o ombro fora do lugar e passou um perrengue para sair da água. Assim como ele, outros se machucaram e tiveram que sair do mar com o auxílio dos salva-vidas e seus jet-skis. Pesadelo de alguns e sonho para outros. O irmão de Rusty, Greg Long pegou o melhor tubo do swell, na minha opinião e está forte na briga pelos US$ 15 mil que a Nike oferece para o melhor tubo do verão mexicano.