Em Playa Hermosa, Jacó, Costa Rica, no quarto dia do Billabong ISA World Surfing Games, em bateria vencida pelo brasileiro Miguel Pupo, o australiano Matt Bemrose coadjuvou e Roy Powers, do Hawaii, foi baixa definitiva.
Clique aqui para ver o vídeo
Quem também teve uma boa terça-feira foi Bárbara Muller, com ele formando a dupla classificada entre os quatro brazucas no dia sem disputas para Gabriel Medina, que não conhece a repescagem, onde o Brasil ficou sem Krystian Kymmerson e Marco Fernandez, eliminados definitivamente.
Em dia de interferências, o destaque positivo foi nativo: Carlos Muñoz, que a repetiu em rounds diferentes da repescagem em ambos avançando, ao contrário de Kymmerson que, ao precisar de 6,35 pontos, cometeu uma interferência e no último minuto outra, quando a busca já era por uma nota acima de oito pontos, o que lhe deixou fora da disputa na Costa Rica, a exemplo do companheiro Marco Fernandez.
Nosso destaque masculino na repescagem foi Miguel Pupo, avançando duas fases e já no sexto round em que aguarda com o recordista do dia, o italiano Federico Pilurzu, mais dois oponentes descerem da fase principal, onde o Brasil tem Gabriel Medina, paulista que, provavelmente quinta-feira abrirá o quarto round frente ao havaiano Joel Centeio, o neozelandês Jay Quinn e a Dayyan Neve, da Austrália.
Notas tops – A terça-feira no ISA Billabong Games, em Jacó, foi dia de Pupo e Pilurzu garantirem nome e sobrenome na lista das dez melhores médias. Nela o “ítalo-costa-riquenho” tem duas notas superiores a oito pontos, sendo uma os mesmos 8,50 pontos que foram a melhor do brazuca Pupo, um dos seus próximos três oponentes.
Em dia de empate com 14 pontos na quinta repescagem feminina, a havaiana Nage Melamed e a catarinense Bárbara Muller se mantiveram com chances da mesma final que acima busca “la gringa” Sofia Mulanovich, a peruana ex-campeã do WCT e dona antes de ouro nos Jogos Mundiais de Surf da ISA.
Estreia do Longboard – Finalmente, a quarta-feira vai encerrar a expectativa pela estreia da modalidade Longboard, e o primeiro dos dois brazucas a estrear é seu campeão júnior 2008, o pernambucano Rafael Cavalcanti, abrindo o dia encarando o irlandês John McCurry e a Francisco Hernandez, da Venezuela, países também dos adversários de Gabriel Nascimento, carioca ainda júnior que fecha na bateria dezesseis ao enfrentar Emmet O’Dohert , da Irlanda, e o venezuelano Ronald Reyes.
Favoritas maiores – Com todas as seleções tendo sofrido alguma perda definitiva, os Estados Unidos tiveram na repescagem um único atleta, o jovem eliminado Nat Young, e empata com a Austrália, de baixa definitiva no mesmo quarteto masculino, porém tendo ameaçados três nomes na repescagem, entre eles Samanta Cornish, adversária da brasileira Bárbara.
A boa performance da anfitriã Costa Rica lhe garante terceiro lugar que não tem diferença real para o quarto dos havaianos, com o Brasil em quinto, por enquanto.
A Confederação Brasileira de Surf (CBS) tem como parceiros na disputa, Power Balance, Bad Boy, MGM Surf Trips, Classic Promoções e Movie Action, sendo o apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Ranking atual até quinta seleção
1 Austrália 19080
1 Estados Unidos 19080
3 Costa Rica 16970
4 Hawaii 16960
5 Brasil 15640