Canggu Challenge

Pupo vence em Bali

Samuel Pupo, Asian Surfing Championship 2015, Pererenan, Indonésia.

1200x800
Em boa fase, Samuel Pupo vence campeonato na ilha de Bali. Foto: Divulgação

Apontado como um dos novos fenômenos do surf brasileiro e forte candidato a reforçar a geração conhecida como “tempestade brasileira” num futuro próximo, o brasileiro Samuel Pupo (Rip Curl) continua garantindo conquistas internacionais. Depois de faturar a final internacional do Rip Curl Grom Search, o atleta de apenas 14 anos foi campeão do Quiksilver Canggu Challenge, na categoria Junior, nas ondas de Bali, na Indonésia.

Em viagem ao arquipélago com os pais, Wagner e Jeane, e a irmã, Dominik, ele aproveitou as ondas perfeitas e acabou abocanhando mais um primeiro lugar. “Resolvi competir porque é uma das minhas ondas favoritas e queria muito surfar só com mais três pessoas. O campeonato começou no beach break ‘SandBar’ com boas condições, e a semifinal e final foram no point breack ‘Pererenan’. Foi muito bom competir com os melhores de lá”, contou o surfista da Praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral paulista, o mesmo lugar que revelou Gabriel Medina, também da equipe Rip Curl.

Na final, ele venceu o japonês radicado em Bali, Rio Waida, mostrando muita radicalidade, com um aéreo, que valeu 9,5 dos juízes. Na somatória final, marcou 16,55 pontos, contra 14,75 de Waida. Mega Artana, da Indonésia foi o terceiro, com 10,50 e Tommy Sobri, outro talento local, ficou em quarto, com 5,65.

“Não comecei muito bem na final, com notas baixas. Faltando cinco minutos consegui fazer um sete e entrar na disputa pelo primeiro lugar. No último minuto eu estava com a segunda prioridade e sabia que ia ter a última chance. Veio uma série boa e resolvi pegar a menor onda para arriscar um aéreo bom e alto e deu certo”, comemorou.

Tainá Hinckel, de Santa Catarina também fez bonito na final júnior feminina, garantindo o quarto lugar, na disputa vencida pela australiana Sophie Fletcher. “Foi mais uma experiência legal. O Rio Waida, para mim, é o melhor surfista de Bali”, complementou Samuel Pupo, que passa alguns dias com o irmão mais velho e top do WCT, Miguel Pupo, na África do Sul, antes de retornar para casa.

Vale lembrar que em abril, Samuca foi o campeão da final internacional do Rip Curl Grom Search, na praia de Maresias, garantindo as melhores atuações do evento. Antes dele, só Gabriel Medina havia conquistado esse título, em 2010, na Austrália. Ele é patrocinado pela Rip Curl, que além de Medina conta com outros ícones como Mick Fanning e Owen Wright, hoje grandes destaques na elite mundial.

Exit mobile version