A Phenix, distribuidora que garante os blocos de PU da Teccel em São Paulo, vai além do básico.
Atuando no maior mercado de pranchas do país, São Paulo, a Phenix, do Wagner Lustre, começou em 2001, para distribuir os blocos de PU da Teccel, que surgiu em 1998.
“Com o passar do tempo e a necessidade do mercado, fomos aumentando nossa cartela de produtos – fibra, resina, ferramentas de shape, EPS. Fomos ampliando e nos tornamos pioneiros em serviço de usinagem”, explica Wagner, que colocou à disposição dos shapers a primeira máquina de shape de São Paulo.
“O Luciano Leão, que criou a máquina e o programa para usinagem, mostrou que seria importante termos essa ferramenta. A Phenix abraçou a causa e trabalhou na capacitação dos shapers. Fizemos cursos, workshops juntando a galera, chamávamos o Johnny Cabianca, que conseguia sanar todas as dúvidas”, conta Wagner, que, desde então, oferece o serviço que mudou a cara dessa indústria.
Lá e cá – “A qualidade do Teccel pode apresentar variáveis do produto, por conta da natureza da química e produção. É natural, mas o bloco que é vendido na Europa ou EUA, tanto na costa leste quanto na oeste, é o mesmo que usamos no Brasil e ele é muito bem aceito lá fora, vem ganhando mercado, mesmo com toda oferta de outros produtos. O trabalho da Phenix é garantir a boa distribuição e solução de qualquer eventual problema entre os fabricantes e o fornecedor”, comenta Wagner.
Para garantir o fluxo ininterrupto de blocos, diferente do que acontecia antigamente, a Phenix mantém um estoque que gira em torno de 1800 blocos, algo único do México para baixo. Segundo Wagner, o mercado pode atestar que, depois do pedido, hoje, as fábricas recebem “em casa” o produto em duas semanas em todas as épocas do ano.
Para todos os gostos – Hoje, há quatro espumas bem distintas quanto à desindade. Você pode constatar essa diferença entre os blocos pela cor na longarina. Indo do mais denso para o mais leve, há o Blue, Laranja (light), Green e o Premium (Roxo), o mais leve. Mas, além do PU, a Teccel também foi pioneira no fornecimento de EPS na forma de plugs, ou Light Surf, como foi nomeado. Eles trabalham com duas densidades distintas, com ou sem longarina.
“É interessante que essa forma e técnica de produção permitem que esses blocos possam ser expandidos numa peça só, se não forem inserir a longarina, ou já em duas partes, retirando da ferramenta dois lados perfeitos, sem haver a necessidade de cortar o bloco para colocar a longarina, o que garante mais qualidade ao produto final”, acrescentou Wagner.
A Phenix estará na The Board Trader Show. “Dessa vez, o Fernando Câmara (presidente da Teccel) foi pego num momento de mudança e não poderá estar na TBTS. A fábrica está saindo do Recife e indo para a Paraíba, onde recebeu incentivo fiscal. A estrutura, logisticamente falando, está ainda melhor. Mas tirar 80 funcionários de um lugar e levar para outro, ter que treinar novos funcionários, porque nem todos quiseram se mudar, construir outra planta e fazer a mudança de uma fábrica desse porte representa um custo alto, energia e tempo, mas a Phenix estará na TBTS representando a marca”, explicou o maior distribuidor da Teccel no Brasil.