SP Contest

Quarta etapa encerrada no Maluf

Alan Gregory, Tent Beach Local Motion SP Contest 2009, Pitangueiras, Guarujá (SP)

A quarta etapa do Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 foi encerrada neste domingo (13/9), com boas ondas de até 1 metro no canto do Maluf, Pitangueiras, Guarujá (SP).

O sol também apreceu para a decisão das cinco categorias. Com praia cheia, disputas emocionantes marcaram a etapa e dois campeões comemoraram de virada.

Entre a turma do ABC, a primeira vitória do dia foi na categoria Longboard. Estavam na água dois atletas de São Bernardo do Campo, mais um de Santo André e outro de Diadema.

Daniel Jacques, atual campeão da categoria, saiu na frente e se manteve até o final, garantindo assim, o bicampeonato. “Ano passado eu ganhei no Pier de Mongaguá, e agora, o foco é treinar bastante para ser campeão da Grande São Paulo”, promete o surfista de Diadema.

Até o momento, a região só conta com dois atletas no topo do Confronto Final. O primeiro a comemorar foi Clóvis Magalhães, em 2005, na Master, e depois, Caio Rodrigues levou a melhor na Junior, em 2007.

Na última disputa do ano, o rendimento do ABC é pequeno, Jacques, que já foi campeão Open ABC, em 2002, pretende ampliar esse quadro. “Vamos pra cima, vamos brigar e garantir algum título este ano para a galera do ABC”.

Quem mudou de posição nos últimos segundos da final Long ABC foi Glebson Siqueira, de Santo André. Depois de achar uma onda, ele comemorou o vice-campeonato e para a próxima etapa, terá a responsabilidade de defender o título do SP Trials Long, em Juquehy. Na terceira colocação ficou Victor Banys, seguido de Alan Gregory, ambos de São Bernardo do Campo.

Se no Longboard Daniel lutou para manter o título em casa; na Master, Paulo Banys, de São Bernardo, também tentou. Todavia, não teve a mesma sorte e quem festejou foi Clóvis Magalhães, de 39 anos.

“O campeonato foi excelente, altas ondas e ainda bem que deu uma melhorada, porque na outra bateria da semifinal Open, não consegui achar as ondas, e nesta encontrei duas e deu para levar o título”.

Campeão Master da Grande São Paulo, em 2005, Magalhães disse que vai se preparar para colocar o condicionamento físico em dia e tentar o bicampeonato no Confronto Final.

“Tenho um tempo para treinar e chegar lá pelo menos com um preparo melhor”. Ele também revelou que a rotina da metrópole tem impedido de surfar. “Estou trabalhando bastante, até aos sábados, e isso tem me dificultado nos treinos”. Antes da decisão nas ondas, ele encara outra, a do altar. “Vou casar no dia 26 de setembro”.

Já na Open ABC, vencida por Clóvis no ano passado, a vitória chegou de virada e na última onda. Na água estavam dois campeões, Danilo Nunes (2004) e Daniel Jacques (2002), mais Edgar Belaz, estreante no campeonato, e Renato Botani, campeão Junior, em 2005.

Jacques liderou boa parte da bateria e estava preste a comemorar mais um título, mas, nos minutos finais, Botani mostrou que cresceu e roubou a cena levando o titulo para Santo André.

“Eu não estava ouvindo muito bem a locução, mas logo na primeira onda, eu consegui manobrar até o final, e depois, achei que não ia mais pegar onda até remar em mais uma nos últimos minutos e virar em cima do Daniel”, comemorou Botani, de 20 anos.

Cursando o terceiro ano de Engenharia Mecânica, ele festeja a existência do campeonato. “Acho esse evento muito importante pois ele incentiva os atletas a treinarem mais, melhorando o nível do surf da Grande São Paulo”.

As finais do SP Trials, divisão de acesso ao Confronto Final, tiveram duas disputas acirradas. Na primeira, o SP Trials Long, Alexandre Miranda não teve muitas dificuldades para garantir mais um caneco para o seu currículo.

O surfista da Zona Oeste começou muito bem com uma onda de 7 pontos e depois, só administrou o tempo. “Confesso que estava bastante chateado por não ter conseguido passar no SP Trials Open, então depositei todo o meu gás no longboard e deu certo”.

Já no SP Trials Open, o líder do ranking Pedro Regatieri estava determinado em sair da praia com a vitória. Surfando bem e sempre tirando notas altas, passando em primeiro em todas as baterias, o também morador da Zona Oeste não acreditou quando Eduardo Maia, da Zona Norte, tirou de suas mãos a liderança da bateria.

Maia encontrou uma onda salvadora e marcou 5,65 pontos assumindo a primeira colocação, deixando Regatieri precisando de 4,90 para vencer.

Antes do tocar da sirene, Regatieri, bicampeão Open Grande São Paulo, encontrou mais uma onda e fez o que pôde, entretanto, não foi suficiente para tomar o título de Maia. “Eu precisava de pouco para virar, só não sabia de quanto, pois não estava escutando direito, então procurei ficar calmo.

Acreditava que uma onda iria aparecer para buscar uma nota regular, que era o que eu precisava. Graças a Deus ela apareceu no último minuto”, comemorou Maia.

Com a vitória, ele assumiu a segunda colocação do ranking e irá disputar o título com Pedro Oliveira, da Zona Sul, terceiro colocado. Regatieri permanece no topo, porém, não estará na briga na próxima etapa, já que a seletiva será de sua região Zona Oeste. O mesmo acontece com Alexandre Miranda, que está na quarta colocação. Já no SP Trials Long, Miranda é o líder, seguido do Marcelo Lima e Melo, todos da ZO. Portanto, o título está em aberto.

A próxima seletiva será realizada na praia de Juquehy, em São Sebastião, nos dias 24 e 25 de outubro. Surfistas da Zona Oeste formarão a sua equipe, e a etapa, também será de decisão do SP Trials.

Já o Confronto Final está agendado para os dias 5 e 6 de dezembro, em Ubatuba. Cinco praias serão monitoradas e o evento será realizado na que oferecer melhor condição para o surf. As praias são: Itamambuca, Canto do Baguary, Vermelha do Norte e do Centro ou Toninhas.

Para obter mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (0xx11) 9527-7280 ou envue mensagem para eventtools@hotmail.com.
 
O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. A seletiva do ABC tem o apoio da Prefeitura do Guarujá e Associação de Surf do Guarujá.

Resultados da quarta etapa do SP Contest 2009

*Open ABC

1 Renato Botani
2 Daniel Jacques
3 Danilo Nunes
4 Edgar Belaz

*Completam a equipe – Clóvis Magalhães, Robinson Silva, Ricardo Gimenes e Paulo Pipo.

*Longboard ABC

1 Daniel Jacques
2 Glebson Siqueira
3 Victor Banys
4 Alan Gregory

*Todos fazem parte da equipe

*Master ABC

1 Clóvis Magalhães
2 Paulo Banys
3 Sandro Reis
4 Emerson Rivera

*Todos fazem parte da equipe

SP Trials Open

1 Eduardo Maia – Zona Norte
2 Pedro Regatieri – Zona Oeste
3 Freddy Jacob – Zona Oeste
4 Eder Garcia – Zona Oeste

SP Trials Longboard

1 Alexandre Miranda – Zona Oeste
2 Danilo Silva – Zona Norte
3 Michel Asfó – Zona Norte
4 Marcelo Melo – Zona Oeste

Calendário

5ª etapa – Seletiva Zona Oeste – 24 e 25 de outubro – Juquehy – São Sebastião

6ª etapa – Confronto Final – 05 e 06 de dezembro (a confirmar) – Ubatuba

Exit mobile version