RDS Pro Junior

Quartas definidas na Guarda (SC)

Mateus Herdy, RDS Pro Jr. 2017, Guarda do Embaú (SC).

2000x1333
Mateus Herdy crava maior nota do segundo dia do RDS Pro Jr. Foto: William Zimmermann .

 

Ondas difíceis e muito equilíbrio marcaram o segundo dia de disputas do RDS Pro Jr., a seletiva sul-americana ao Mundial Pro Junior, que acontece até este domingo (15) na Guarda do Embaú (SC).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Neste sábado, em ondas de 1 metro e bastante prejudicadas pelo vento, foram definidos os confrontos das quartas-de-final da categoria Masculino.

 

Surfista de Saquarema, João Chianca, 17, dominou as ações e garantiu a maior pontuação do dia. Chianca anotou 8.25 e 7.00 na vitória sobre os cariocas Vitor Ferreira (2o) e Daniel Templar (3o) e o catarinense Leonardo Barcelos (4o) na última bateria das oitavas.

 

O dia começou chuvoso no litoral catarinense e os fortes ventos vindos do Sul prejudicaram a formação das ondas. No round 2 e nas oitavas, os surfistas tiveram dificuldade para emendar boas manobras e muitas baterias foram decididas no fim.

 

Quem conseguiu finalizar as manobras na junção power da Guarda garantiu pontuações altas, como o catarinense Mateus Herdy, 17, que anotou 8.50 na abertura das oitavas e foi o responsável pela maior nota do dia.

 

2000x1333
Eduardo Motta encontra tubo salvador e avança às quartas na Guarda do Embaú. Foto: William Zimmermann.

 

“Tinha uma direitinha um pouco mais pro canto esquerdo do palanque, então eu procurei ela. Encontrei uma que proporcionou três manobras, tentei aproveitar o máximo da onda e deu certo”, comenta Herdy, que já conseguiu bons resultados no QS esse ano e pediu a realização de mais eventos Pro Junior no Brasil.

“Na verdade esse ano fui meio que obrigado a competir no QS, porque não tem eventos Pro Junior no Brasil. A gente vai pra Austrália tem um a cada semana, na África são vários. Então a gente meio que é obrigado a ir né? Não dá pra ficar nos eventos amadores aqui do Brasil, pois buscamos sempre a evolução. Por isso esse evento aqui na Guarda é muito importante”, completa Herdy.

 

Na mesma bateria, o paulista Eduardo Motta conseguiu a classificação nos instantes finais, com um tubo salvador de 7.75. O catarinense Anderson Junior e o potiguar Leonardo Berbet acabaram eliminados da competição.

 

Na disputa seguinte, o peruano Jhonny Guerreiro levou a melhor com bons ataques de frontside. Guerreiro é o único estrangeiro que segue na briga pelo título e por uma das quatro vagas ao Mundial Pro Jr.

 

“As ondas estão complicadas, mas consegui traçar uma boa estratégia e vencer. Lá no Peru as ondas costumam ser um pouco melhores, mas aqui na Guarda elas são bem parecidas com que encontramos no Circuito Mundial. Então se eu quiser me dar bem no futuro, tenho que saber surfar ondas como essa”, revela Guerreiro.

 

Mais uma vez a luta pelo segundo lugar foi bem acirrada, desta vez entre o paulista Ryan Kainalo, de apenas 11 anos, e o catarinense Lucas Vicente, 16. Melhor para Ryan, que conseguiu emendar boas manobras e anotou 5.25 e 4.95. Precisando de 5.45, Vicente arrancou um pequeno aéreo no final, mas a nota de 4.95 não foi suficiente para levá-lo às quartas de final.

 

2000x1333
Peruano Jhonny Guerreiro é o único estrangeiro na briga pelo título entre os homens. Foto: William Zimmermann.

 

“Estou muito feliz de avançar duas baterias hoje contra surfistas bem mais velhos. Já é um grande resultado sendo em um campeonato da WSL. Dei o meu melhor, consegui passar e vamos amanhã com tudo para o dia final”, diz Ryan, que no início do mês venceu a categoria Sub 12 no Billabong Pro Junior Series, em Seal Point, África do Sul.

 

Quem segue com boas atuações na Guarda é o paulista Samuel Pupo, 16. Ele venceu as duas baterias que disputou neste sábado e luta para disputar o Mundial Pro Jr. pela primeira vez na carreira.

 

“O mar está muito difícil. Qualquer um pode passar como perder também. Na primeira bateria consegui notas boas, mas na segunda parece que o mar deu uma piorada. Então foi difícil de achar as ondas, mas deu tudo certo e estou feliz de estar nas quartas de novo. Agora espero passar pra semi”, diz Samuel, que encara o carioca Vitor Ferreira nas quartas, quando os confrontos passam a ser no formato homem-a-homem.

2000x1333
Samuel Pupo segue invicto no RDS Pro Jr. Foto: William Zimmermann .

 

Para as garotas o dia foi de folga na Guarda do Embaú. Os confrontos das quartas-de-finais também já estão decididos e o evento oferece duas vagas ao Mundial Pro Junior.

 

Uma nova chamada acontece neste domingo, às 7:30 horas (horário de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site da WSL.

 

RDS Pro Jr. 2017

 

Quartas-de-final

 

Masculino

 

1 Mateus Herdy (BRA) x Ryan Kainalo (BRA)
2 Eduardo Motta (BRA) x Jhonny Guerrero  (PER)
3 Samuel Pupo (BRA) x Vitor Ferreira (BRA)
4 Cauã Costa (BRA) x João Chianca (BRA)

 

Feminino

 

1 Tainá Hinckel (BRA) x Rafaela Coelho (BRA)
2 Yanca Costa (BRA) x Luara Thompson (BRA)
3 Louisie Frumento (BRA)
x Catalina Mercere (ARG)
4 Carolina Bonelli (BRA)
x Sol Aguirre (PER)

Exit mobile version