A equipe brasileira de stand up paddle fez bonito nesta quinta-feira (7), duarnte as provas de SUP Race Técnico da XIII edição dos Jogos Pan-Americanos de Surf e SUP, “Pan American Claro Games 2017 apresentados por Herbalife”, que está rolando na praia de Punta Rocas, em Lima, Peru.
As mulheres abriram o dia de competições, disputando um circuito de 4,6 km com largada em Kontiki e chegada em Punta Rocas. A movimentação do mar e as fortes ondas peruanas deram a tônica à competição, que exigiu além de força, muita técnica nas remadas.
Nossas representantes na disputa, Lena Guimarães (RJ) e Aline Adisaka (SP) (que também está competindo no SUP Wave), lideraram a prova desde o início, com Lena na primeira colocação e Aline em segundo. Na reta final Lena garantiu a primeira medalha para o Brasil, a medalha de ouro e a Aline viu a prata escapar ao ser atingida por uma forte onda, praticamente na areia, que partiu sua prancha ao meio. Ela ainda conseguiu pegar um “jacaré” com uma das metades do SUP e garantiu o bronze para o Brasil. A prata ficou com a atleta de Porto Rico que ultrapassou Aline nos últimos metros da raia.
Preprador físico da equipe do Brasil, João Renato, comenta a chegada:
“Lena e Aline lideraram a disputa do início ao fim, mas já na chegada infelizmente a Aline foi engolida por um “quebra-coco” que partiu sua prancha ao meio e, no meio da confusão, a atleta de Porto Rico acabou ultrapassando ela. Mas, ainda assim ela conseguiu cruzar a linha de chegada na terceira colocação garantindo o bronze”, revelou.
Em seguida, mais duas medalhas vieram para o Brasil. Guilherme dos Reis (SP) e Vinnicius Martins (RJ) não deram chances para seus adversários na prova de Race Técnico Masculino de 5,6 km. Liderando do início ao fim, a dupla cruzou a linha de chegada com Guilherme na primeira colocação e Vinni em segundo, garantindo mais duas medalhas, ouro e prata, para o Brasil.
A competição, que vai até o dia 09, segue nesta sexta-feira com as provas de SUP Wave com a participação de Leco Salazar, Caio Vaz, Aline Adisaka e Fernanda Freitas.
15 países confirmaram sua participação neste evento, estabelecendo um novo recorde em nações participantes: Argentina, Barbados, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e a Venezuela.
ACOMPANHE AO VIVO
Os Jogos Pan-Americanos tem transmissão ao vivo pelo SupClub – Clique AQUI