Festival Santos Surf

Quebra-Mar finaliza circuito

0

O Festival Santos Surf encerrou a temporada em grande estilo, definindo os campeões municipais de 2014, sexta-feira (dia 5), nas ondas do Quebra-Mar. Foram dez categorias, com destaque para a revelação Vinicius Parra, que faturou três títulos, na estreante, a sua categoria, na iniciante e na mirim. Sua irmã mais velha, Isadora Parra, também ergueu a taça na feminina, aumentando a comemoração na família.

Também garantiram os títulos Diego Costacurta, com o bicampeonato na master; Eric Costa, na open; Alexandre Belio, na longboard; Rodrigo Vieira, no stand up paddle (Sup); Jonas Wolthers, entre os juniores; e Roberto Alves Neto, na petit. Nas categorias de base – petit, estreante, iniciante, mirim, júnior e feminina – os atletas disputaram duas etapas para definir os finalistas, com o objetivo de incentivar a revelação e fortalecimento de novos valores.

Já na open, master, longboard e Sup, os campeões foram definidos diretamente no Festival. “Encerramos o ano muito bem, novamente com um evento com sol e ondas e a participação dos surfistas da Cidade. A proposta do Circuito foi de resgatar Santos como uma das forças da modalidade. Para isso, os eventos foram exclusivos para santistas e gratuitos, com o grande apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes”, comemorou o presidente da Associação Santos de Surf, Marcos Andrade.

Alguns atletas foram destaques nas ondas, como Vinicius Parra, que mesmo com uma crise de bronquite, teve fôlego para vencer duas finais, a estreante e a iniciante, e cansado ainda reuniu forças para ser o segundo na mirim, à frente do grande rival, Vitor Luiz, resultado para erguer mais um troféu. “Foi um campeonato muito bom. Venci duas e na outra fui segundo, mas fiquei com o título e tudo isso com bronquite, cansaço. Foi um ano muito bom, porque também fui o terceiro melhor no Paulista na minha categoria. Ano que vem promete”, comemorou o atleta de 12 anos.

Também finalista em três categorias, Thomas Mariano não tomou conhecimento da disputa entre Vini e Luiz, e levou a melhor entre os mirins e ainda foi o quarto colocado na júnior e na open.   Yuri Beltrão, novo campeão paulista petit, foi outro surfista em três decisões. Na primeira, estava liderando, mas viu Roberto Alves Neto virar na última onda, com uma onda 7,5, e ficar com o caneco. Depois, na estreante e iniciante foi coadjuvante do show de Vini Parra ficando em segundo em ambas.

Do outro lado, na master, para surfistas com mais de 35 anos, a decisão foi dura. Diego Costacurta defendendo o título, teve um adversário difícil, Marcelo Demonte, dono da melhor nota do dia, 7,67, e da maior somatória, 15 pontos de 20 possíveis. Os dois se revezaram na ponta até que Diego conseguiu ratificar a liderança e o bicampeonato. “Acabei de voltar de Bali e fiquei feliz em surfar bem. É muito bom comemorar o título em casa, ainda mais pela segunda vez”, vibrou o surfista de 39 anos.

No Sup, que teve como espectador ninguém menos que Leco Salazar, campeão mundial profissional da modalidade em 2012 e mantendo-se entre os melhores do Mundo, quem levou a melhor foi Rodrigo Vieira. “Achei bem as ondas e estou bem feliz por vencer aqui no Quebra-Mar. Para competir, deixei meu filhinho de dez meses com a empregada e agora vou lá busca-lo para subir ao pódio”, contou o surfista de 26 anos, que recebeu o troféu segurando o pequeno Adam.

Nos pranchões, Alexandre Belio festejou o fato de competir com amigos. “É mais divertido. Estou bem feliz de garantir esse título”, falou o surfista. Na open, Eric também demonstrou muita satisfação em voltar ao lugar mais alto do pódio. “Não ganhava há seis anos”, ressaltou.

Já entre os juniores, Ygor Chagas, outro grande talento formado nas ondas do Quebra-Mar, levou a etapa, mas Jonas soube administrar o resultado e com o terceiro lugar, somou pontos suficientes para novamente erguer uma taça de campeão santista (ano passado faturou na mirim e na longboard). “Eu queria vencer, batalhei para isso, mas não deu. O bom é que fico na história como campeão”, comentou.

Destaque, também para pai e filho competindo no mesmo evento, Fernando Kikuda foi o terceiro do Sup, enquanto que Nicky foi o quarto colocado na mirim.

Ainda na premiação, o Pioneiros Surf Clube foi homenageado pelos 50 anos de atuação de seus participantes nas ondas de Santos. Edson Tadeu, o Edinho, José Luiz Sant’Anna, Ronaldo Gui, Carlos Alencastro, o Lobinho, e José Carlos Lafraia representaram os vários experientes surfistas na homenagem. “Começamos a surfar em plena ditadura, em 1964. Aquela época era difícil e é uma satisfação ver como o surf evoluiu”, disse Edinho.

Para 2015, a Associação Santos de Surf já anuncia manter um circuito forte. “Já fechamos, através do Promifae, o Programa de Incentivo Fiscal da Prefeitura, a parceria com a Atlantis Terminais. Queremos, cada vez mais, incentivar o surf de Santos. Esse ano, garantimos o quarto lugar no Paulista por equipes. Um resultado fantástico e ainda há muito por fazer”, completou Marcos Andrade.
“Queremos agradecer o apoio sensacional da Semes, sobretudo do secretário Alcidio Mello, o Cidão, com essa parceria fantástica para realizar um circuito com inscrições gratuitas aos atletas, também à Sthill e ao Roberto Clemente Santini, diretor da TV Tribuna, uma espécie de padrinho da Associação”, completou.

O Circuito Santos de Surf 2014 foi uma realização da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), com organização da Associação Santos de Surf, patrocínio da Sthill, apoios de Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias e Federação Paulista de Surf.
 
RESULTADOS FINAIS DE 2014

OPEN

1 Eric Costa
2 Douglas Noronha
3 Marcinho Siri
4 Thomas Mariano
 
MASTER

1 Diego Costacurta
2 Marcelo Demonte
3 Alexandre Felício
4 Elton Nascimento
 
SUP

1 Rodrigo Vieira
2 Luciano Meneghello (Lulu)
3 Fernando Kikuda
4 Alexandre Rogério
 
LONGBOARD

1 Alexandre Belio
2 Victor Ribeiro
3 Alison Lima
4 Fernando Toledo
 
JÚNIOR

1 Jonas Wolthers – 2.710
2 Ygor Chagas – 2.620
3 Gabriel Pinheiro – 2.212
4 Thomas Mariano – 2.187
 
MIRIM

1 Vinicius Parra – 2.800
1 Vitor Luiz – 2.710
3 Thomas Mariano – 2.620
4 Nick Kikuda – 2.187
 
INICIANTE

1 Vinicius Parra – 3.000
2 Alexsandro Salles – 1.800
3 Yuri Beltrão – 1.710
4 Pedro Henrique – 1.620
 
ESTREANTE

1 Vinicius Parra – 3.000
2 Yuri Beltrão – 2.610
3 Andrei Espejo – 2.349
4 Enzo Ranciaro – 900
 
PETIT

1 Roberto Alves Neto – 2.900
2 Yuri Beltrão – 2.710
3 Noa Portes – 2.439
4 Nicolas Chafik – 1.539
 
FEMININA

1 Isadora Parra – 2.900
2 Luana Salgueirosa – 2.800
3 Renata Fligie – 1.620
4 Paola Santerini – 810
 
RESULTADOS DA ETAPA*

JÚNIOR

1 Ygor Chagas
2 Gabriel Pinheiro
3 Jonas Wolthers
4 Thomas Mariano
 
MIRIM

1 Thomas Mariano
2 Vinicius Parra
3 Vitor Luiz
4 Nick Kikuda
 
INICIANTE

1 Vinicius Parra
2 Yuri Beltrão
3 Pedro Henrique
 
ESTREANTE

1 Vinicius Parra
2 Yuri Beltrão
3 Andrei Espejo
 
PETIT

1 Roberto Alves Neto
2 Yuri Beltrão
3 Noa Portes
 
FEMININA

1 Isadora Parra
2 Luana Salgueirosa
3 Renata Fligie
 
*Nessas categorias, os surfistas disputaram um circuito. Nas demais, os campeões foram definidos em etapa única.