Eddie Aikau

Quiksilver divulga lista

John John Florence e Mason Ho, Quiksilver em Memória a Eddie Aikau 2016, Waimea Bay, Havaí.

1400x836
John John Florence e Mason Ho na última edição do Quiksilver em Memória a Eddie Aikau. Foto: © WSL / Keoki.

 

A Quiksilver e a família Aikau tiveram uma solução amigável e resolveram suas diferenças garantindo que o 32° Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational aconteça a partir de primeiro de dezembro deste ano.

Ambos trabalharam de forma construtiva durante as últimas semanas, num esforço para evitar interromper os 31 anos de tradição do evento. Com o suporte da World Surf League (WSL), que vai produzir e gerenciar a transmissão e mídia, o evento está confirmado.

Iniciando sua história em 1985, o Quiksilver In Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational é um evento de ondas grandes, apenas para convidados, que acontece na baía de Waimea, na ilha de Oahu, onde o falecido Eddie Aikau serviu como primeiro salva-vidas do famoso North Shore havaiano. Optando apenas para acontecer quando as condições atingem a faixa de 20 pés ou mais (escala havaiana – faces de 40-50 pés), o Eddie só aconteceu nove vezes em sua história. Como um evento de ondas grandes da WSL, o Eddie desenhou uma sessão de prestígio dos melhores “big riders” do mundo, incluindo competidores da elite WSL Championship Tour (CT). O evento é famoso pela sua tradicional cerimônia de abertura, transmissão ao vivo e atmosfera incrível.

“Estamos orgulhosos de ver a tradição do Eddie continuar sem interrupção – um testemunho do nosso respeito pelo Eddie Aikau, a família Aikau, o povo havaiano e a comunidade em geral. Estamos muito gratos pelos esforços e apoio da família Aikau e da World Surf League sob a liderança de Paul Speaker. Todos têm trabalhado muito duro com a nossa equipe nas últimas semanas para chegar a uma solução”, disse Pierre Agnes, CEO da Quiksilver. “Em consonância com a Quiksilver e os desejos da família Aikau, temos o prazer de confirmar que os mesmos rigorosos requisitos de condição que instituímos quando iniciamos o Eddie há 31 anos continuarão este ano. Temos toda a confiança de que o maior envolvimento da WSL no evento este ano só irá melhorar a reputação do Eddie como um dos principais campeonatos de surf do mundo”, completa Agnes.

“A WSL tem um tremendo respeito pelo legado do Eddie Aikau e o prestígio deste evento especial em sua homenagem”, disse Paul Speaker, CEO da WSL. “A Liga considera que é um privilégio apoiar e participar do Quiksilver In Memory of Eddie Aikau Big Wave e estamos ansiosos para esta próxima temporada de inverno”, afirma Speaker.

738x415
Pedro Calado é o oitavo alternate do evento.  Foto: Tatiane Araújo.

 
Os irmãos e irmãs sobreviventes de Eddie Aikau, Solomon, Clyde e Myra, expressaram seu alívio com a família Aikau e com a cooperação da Quiksilver, da World Surf League e do município de Honolulu, conseguiram superar os obstáculos logísticos e outros que estavam no caminho do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational, sendo realizado este ano de uma forma que irá manter a integridade e espírito havaiano da competição.

O forte compromisso da família Aikau de manter o legado do Eddie, o espírito aloha, a cultura havaiana e as tradições havaianas vivas estão no cerne desse campeonato de surfe nomeado em sua homenagem e no trabalho da Fundação Eddie Aikau. Nesse espírito, com o surfe das mulheres atingindo novas alturas, os Aikaus estão ansiosos para anunciar sua decisão de incluir uma atleta feminina na lista de “alternates” deste ano – a primeira na história do Eddie.

A cerimônia de abertura do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational começará na baía de Waimea, às 15 horas de 1º de dezembro de 2016 (23h no horário de Brasília). Um número significativo dos maiores surfistas de ondas grandes do mundo se reunirá para mostrar respeito por um de seus heróis, Eddie Aikau.

Sobre Eddie Aikau

Eddie Aikau era um homem com uma humildade que era maior que a vida. Como surfista ele dropou as maiores ondas; como salva-vidas, ele salvou centenas de vidas das traiçoeiras correntezas do North Shore havaiano; e como um orgulhoso havaiano, ele sacrificou sua vida para salvar seus companheiros marinheiros viajando a bordo da canoa Hokulea. A família Aikau criou a Fundação Eddie Aikau para compartilhar a vida de Eddie, contribuições e realizações através da educação, advocacia e do avanço da cultura havaiana para todas as gerações futuras. Para saber mais sobre a Fundação e seu trabalho, consulte Eddieaikaufoundation.org.

980x654
Keala Kennelly é a primeira mulher na história a entrar na lista do Eddie Aikau; atleta está entre os alternates. Foto: © WSL / Heff.

 
Lista de convidados

Aaron Gold
Bruce Irons
Billy Kemper
Dave Wassel
Ezekiel Lau
Garrett McNamara
Grant Baker
Greg Long
Ian Walsh
Jamie Mitchell
Jamie O’Brien
Jeremy Flores
John John Florence
Kala Alexander
Kelly Slater
Koa Rothman
Kohl Christensen
Landon McNamara
Makua Rothman
Mark Healey
Mason Ho
Michael Ho
Reef McIntosh
Ross Clarke-Jones
Shane Dorian
Sunny Garcia
Takayuki Wakita
Tom Carroll

Lista de alternates* (pela ordem)

1 Luke Shepherd
2 Kai Lenny
3 Nathan Fletcher
4 Noah Johnson
5 Nathan Florence
6 Ramon Navarro
7 Keali Mamala
8 Pedro Calado
9 Jamie Sterling
10 Nic Lamb
11 Keala Kenelly
12 Danilo Couto
13 Mark Matthews
14 Kalani Chapman
15 Ben Wilkinson
16 Gabriel Villaran
17 Damien Hobgood
18 Kahea Hart
19 Ryan Hipwood
20 Carlos Burle
21 Kyle Shipman
22 Danny Fuller
23 Anthony Tashnick
24 Rusty Long

Últimos campeões

1985/1986: Denton Miyamura (HAV)
1986/1987: Clyde Aikau (HAV)
1989/1990: Keone Downing (HAV)
1998/1999: Noah Johnson (HAV)
2000/2001: Ross Clarke-Jones (AUS)
2004/2005: Bruce Irons (HAV)
2001/2002: Kelly Slater (EUA)
2009/2010: Greg Long (EUA)
2015/2016: John John Florence (HAV)

*A lista de convidados “alternates” é usada para substituir surfistas machucados ou não disponíveis na data do evento.

Exit mobile version