Imagine o cenário: Você chega a uma das mais belas praias do litoral norte paulista, conhecida pela qualidade das ondas e tradição no surf. Na areia, encontra um quiver com seis modelos de pranchas prontas para testá-las, fabricadas por uma das marcas mais renomadas do mundo.
Parece sonho? O melhor é que você não precisa ter medo de acordar. Esse cenário se transformará em realidade no próximo dia 25, quando a Rusty Surfboards desembarca em Itamambuca, Ubatuba (SP), com seu pioneiro e exclusivo ‘test ride’ de pranchas.
Para completar, a marca fundada na Califórnia, realiza também um “confronto entre surf shops” da região Sudeste, competição inovadora entre duplas formadas por funcionários ou clientes das lojas, bem como um surfista local.
Qualquer surfista pode participar do test ride e escolher entre os modelos disponíveis, entre 9 e 14 horas de sábado. Cada inscrição dá direito a uma queda de 30 minutos. E o melhor é que o surfista só precisa refazer o cadastro para voltar à água.
Considerada uma marca de vanguarda no segmento, a Rusty carrega em seu DNA todo know-how adquirido em anos de inovação na fabricação de pranchas, lançando tendências no mercado, sob comando do veterano shaper Rusty Preisendorfer.
Em Ubatuba, o destaque fica por conta do modelo “Panda”, do surfista catarinense Willian Cardoso, lançado recentemente em caráter mundial pela empresa. “Na Rusty, é a primeira vez que um brasileiro tem um modelo de prancha produzido para ser comercializado mundialmente (Leo Neves, outro patrocinado pela marca, também teve seu pro-model, mas apenas no Brasil). Ocorreu imensa procura após o vice-campeonato de Cardoso no US Open do ano passado (na Califórnia/EUA). Todos queriam saber mais sobre sua prancha, já que ele é um surfista pesado e andou muito bem nas marolas”, explica Luciano Costa, gerente de marketing da Rusty.
Além de “Panda”, o surfista também poderá escolher entre os modelos Dwart, há cinco anos a mais vendida da marca, Neil Diamond, Zeppellin, O3, Sweetooth e Sistabrotha (estes dois últimos são modelos exclusivos do surfista Noa Deane, vencedor do prêmio Surf Pool Awards do ano passado e renomado aerialista).
Após o test ride, entram em ação os participantes do confronto, em busca do título da região Sudeste, que vale vaga na etapa final na praia do Rosa, além de pranchas Rusty para a dupla campeã. O confronto decisivo rola em novembro, após a seletiva que compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina para definir a surf shop campeã de 2015.
Entre as surf shops convidadas para a prova de Itamambuca estão: Aloha (interior de SP); Central Surf, Star Point, Surf Trip, Super Tubes, Overboard e Star Surf, da capital; Sthill, litoral paulista; WQSurf e Boards Co., do Rio de Janeiro; Indústria Surf Skate e Sun Peak (Vale do Paraíba), Tamborá (MG), Bahamas (ES); Kanui/Waves Shop (lojas virtuais).
Para aguçar a disputa, os competidores só saberão na hora o modelo que irão surfar e ainda contarão com torcida organizada. Defende o título do confronto a rede de lojas Surf Trip, vencedora no ano passado quando o evento foi restrito às surf shops do Sudeste.
“A ideia é criar um clima bem descontraído e interagir com nossos atletas. Vamos promover uma grande confraternização para assim fortalecer o surf dentro das lojas. A troca de informações durante o evento também é muito importante para fomentar o mercado”.
Desde 2010, o test ride da Rusty Surfboards dropa nas principais praias do litoral, tais como Baleia (SP), praia Mole (SC), Barra da Tijuca (RJ), Villas (BA), entre outras. “O pessoal não acreditava que poderia pegar uma prancha e surfar. Adaptamos o formato, criamos parcerias com associações locais e chegamos ao que ele é hoje, um evento pioneiro e exclusivo”, destaca Costa.