Despedida do Coelho

Rabbit deixa ASP

Wayne Rabbit Bartholomew, presidente da ASP

Wayne Rabbit Bartholomew deixa ASP para cuidar do meio ambiente. Foto: Pierre Tostee / ASP.

Com mais de uma década no comando da entidade máxima do surf, a Association of Surfing Professionals (ASP), Wayne “Rabbit” Bartholomew, o autêntico garoto de Coolangatta, onde reside até hoje, tornou-se figura indispensável nestes últimos anos de pura evolução que o surf tomou.

 

No comando do surf mundial, um surfista que também teve participação ativa na evolução do esporte. Ele foi campeão mundial profissional em 1978, conquistou ainda como atleta o ASP Mundial Masters em 1999 e a categoria Grand Master em 2003, mostrando categoria e competitividade de quem foi e sempre será um campeão.

 

Mas, foi como presidente da ASP que ele e sua diretoria mudaram o destino do surf mundial, evoluindo nosso esporte ao nível em que se encontra hoje em dia.

 

Entre as principais mudanças estão o aumento do valor da premiação e a valorização do atleta nos eventos; a consolidação do “Dream Tour”, com campeonatos acontecendo nos melhores surf spots do mundo e ainda com transmissão ao vivo pela internet para espectadores de todo o mundo; o apoio do jet-ski para automatização do surf nas baterias e todas as causas vitoriosas da entidade.

 

“Tem um lado muito triste nesta decisão e preciso me acostumar a isso”, comenta Wayne, com os olhos lacrimejantes.

Agora, chegou a hora de Bartholomew, aos 54 anos, recomeçar sua caminhada. Ele, que se desligou da entidade por sua própria vontade, pretende dedicar-se às causas ecológicas que, segundo ele, são sua segunda paixão.

 

“Acho que a ASP está em grande forma; os surfistas profissionais e o Dream Tour, com este formato e disciplina, passarão com sucesso por estes períodos dificeis. Eu tenho de cuidar agora da nossa arena, o oceano”.

 

O novo presidente ainda está sendo selecionado pelos surfistas e seus representantes. O impasse pode continuar por até um ano, sem que a ASP tenha um novo presidente. Mas, sem pânico, a diretoria não será alterada e os projetos e a sede da entidade permanecem em Coolangatta, em frente ao Superbank que tanto Rabbit adora.

Exit mobile version