A marca de pranchas Radical, do respeitado shaper e surfista potiguar Ronaldo Barreto, 48, acaba de lançar uma surfboard-shop que promete revolucionar o conceito de lojas de surfe no Rio Grande do Norte.
Além de oferecer mais de 100 opções de shape e todos os acessórios necessários para a prática do esporte, a loja ainda dispõe de serviços exclusivos para os praticantes e interessados em aprender, como escola de surfe em diversos níveis, surf-trips para vários lugares da costa, bem como aluguel de pranchas, consertos e atendimento diferenciado.
Com 34 anos de surfe e 28 de plaina, Ronaldo influenciou diversas gerações de surfistas potiguares e nordestinos, desde o lendário Felipe Dantas, passando pelo ídolo Fábio Gouveia até os expoentes da nova geração, como Danilo Costa e Tita Tavares, além de ser um dos responsáveis pelo descobrimento de vários picos do NE, como Noronha, Pipa, Baía Formosa, Serrambi, Francês, entre outros.
Nesta entrevista, ele fala sobre a nova loja Radical e conta um pouco de sua história e a do surfe nordestino.
Qual o principal diferencial dessa nova loja da Radical?
A nova loja da Radical será um surfboard-shop de verdade, feita por surfistas para surfistas. Em primeiro lugar, todos os atendentes entendem muito de surf, pois são surfistas e estarão aptos a oferecer a melhor opção de compra para o cliente. A segunda coisa importante é que a loja irá oferecer serviços básicos e específicos para a prática do esporte, como escola de surf em diferentes níveis, desde o aprendizado, partindo do zero, até táticas de competição. Iremos ainda oferecer pacotes de surf-trips para diferentes lugares com traslados e tudo mais incluídos, além de pranchas para aluguel, consertos, enfim, o melhor atendimento que o cliente possa exigir. A loja fica na Av. Praia de Ponta Negra, 8.880, na Praia de Ponta Negra, uma ótima localização, sem problemas de estacionamento e estará aberta desde a manhã até às 20 horas.
Existe algo parecido com esse conceito no Nordeste?
No Nordeste somos os pioneiros nesse tipo de negócio, uma surf-shop que dispõe de mais de 100 pranchas para escolha e todos os acessórios disponíveis no mercado, sem falar nos demais serviços que oferecemos.
Como surgiu a idéia de lançar a loja?
Foi um processo natural e quase não tivemos dificuldades, pois o mercado já exigia esse tipo de negócio.
Como aconteceu seu primeiro contato com o surfe?
Comecei a surfar por influência de dois amigos cariocas, Marquinhos e Rosé, que estudavam comigo em Natal e me emprestavam a prancha nas horas vagas. Lembro que fiquei tão fissurado que quase perdi o ano na escola, mas passei e consegui conciliar os dois.
Como você vê atualmente o surfe nordestino?
Não só o surfe nordestino, mas o surf brasileiro e até mundial estão vivendo uma nova febre, bem maior do que aquela que aconteceu na década de 80. Principalmente por ser um esporte saudável, em que você trabalha o corpo e a mente, além de estar ligado à preservação da natureza e ecologia em geral, temas de destaque hoje em dia.
Quais atletas de destaque já passaram pelas suas mãos?
Uma boa parte dos atletas nordestinos já passou por nossas mãos, esse é o nosso maior orgulho. Pois além de sermos pioneiros na fabricação de pranchas no Nordeste, conseguimos nos manter em evidência até os dias de hoje, passando por várias fases sem nunca ter mudado de foco, que sempre foi fazer pranchas de qualidade, principalmente para nossa região. Alguns desses atletas ganharam destaque mundial, como Fábio Gouveia, Dunga Neto, Fábio Silva, Joca Júnior, Danilo Costa, Júnior Rocha, Rodrigo Jorge, Aldemir Calunga, Otávio Lima, Tita Tavares e muitos outros que já não competem mais, mas que ajudaram a difundir o nome da Radical Brasil afora, como Cauli Rodrigues, Hemersom Marinho, Sérgio Testinha, Felipe Dantas, Geraldo Rinaldi, Gustavo Aguiar e outros.
Quais picos do NE você ajudou a desbravar?
Descobrimos picos importantíssimos para o nosso aprimoramento e evolução, picos em que a onda mais forte era nosso objetivo, já que o Nordeste era e é conhecido como uma região pobre em ondas. Esses picos continuam ditando o ritmo até hoje e entre alguns deles podemos destacar Fernando de Noronha, Pipa, Baía Formosa, Serrambi, Francês, entre outros.
Fale sobre o potencial dos picos do RN, Estado que possui diversos point-breaks de qualidade internacional.
Alguns desses picos têm qualidade realmente internacional e os destaques em nosso Estado são os point-break de direitas, com várias seções numa mesma onda e ventos geralmente terral. Os surfistas potiguares são amigáveis com os turistas que chegam e sabem se colocar no pico com educação e respeito. Inclusive esse será a política nordestina de atendimento na loja Radical: alto astral, sem stress e dando as melhores dicas sobre tudo o que rola no surf local.
Loja Radical: Av. Praia de Ponta Negra, 8.880, na Praia de Ponta Negra – Natal (RN).