O pernambucano Rafael Cavalcanti, 18, garantiu no último domingo, na praia da Macumba, zona oeste do Rio de Janeiro, o título brasileiro de longboard na categoria Júnior.
A taça foi definida com ele de fora da última final júnior do ano. Seu principal adversário na briga pelo título, o catarinense Gabriel Vitorino, foi apenas quarto e não conseguiu ultrapassar a pontuação de Rafael.
O pernambucano ficou com o vice na primeira etapa, disputada no Solemar (ES) e vencida por Vitorino. Em seguida, Rafael venceu o Pernambuco Longboard Legends em casa e foi quinto no Petrobras Classic na Macumba (RJ).
É a primeira vez que Pernambuco tem um atleta na galeria de campeões brasileiros de longboard.
Decisões domingueiras – A expectativa era grande. Ao ser eliminado
nas semifinais na manhã do domingo, Rafael passou a depender do jovem catarinense ficar na quarta e última colocação na decisiva etapa.
A torcida deu certo para o atleta pernambucano, que chegou líder e saiu o mais jovem entre os campeões definidos na Macumba, entre eles o da categoria Profissional, em que o mais jovem dos quarentões, Jeremias “Mica” da Silva”, 40, de Saquarema, garantiu seu primeiro título brasileiro ao superar o nove vezes campeão da modalidade Alexandre “Picuruta” Salazar, 48.
Mica derrotou Picuruta por placar apertado na primeira semifinal, para na última decisão ter a faixa carimbada pelo conterrâneo carioca Eduardo Bagé, campeão da prova e quinto do mundo na temporada deste ano, em que no Brasil foi oitavo com um resultado a menos.
Compromisso em casa e no Hawaii – Rafael Cavalcanti e os demais competidores do pranchão da região terão o próximo compromisso em casa, com a confirmada realização em Baia de Maracaípe, Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco, da abertura do Nordestino de Longboard e Surf Master nos próximos dias 6 e 7 de dezembro.
A prova foi divulgada pela Associação Nordestina de Surf (ANS) já com outras cinco etapas propostas em outros estados – Ceará, Bahia, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.
Rafael já se programou para treinar no Hawaii em pleno mês de janeiro, época ainda de grandes ondas ao longo das muitas praias para onde o mundo do surf converge, entre eles as maiores feras do longboard, a exemplo da promessa Rafael.