Billabong Eco Festival

Rafael Teixeira solto na Bahia

0

Marco Fernandez faz a alegria da torcida na abertura do Billabong Eco Festival. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

O capixaba Rafael Teixeira comandou as ações na abertura do Billabong Eco Festival, na praia do Jardim de Alah, Salvador (BA).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Em ondas de 1 metro e formação prejudicada pelo vento, foi dada largada à categoria Pro Junior masculina, que decide os quatro integrantes da equipe sul-americana no Mundial Sub-20.

 

Na última bateria da segunda fase, a formação das ondas melhorou durante a maré enchente e Rafael Teixeira aproveitou muito bem as condições.

 

Com um lindo aéreo rodando de frontside, Teixeira arrancou a segunda maior nota do dia (7.00).

 

Rafael Teixeira registra maior pontuação do primeiro dia. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

O capixaba atacou outra esquerda com uma forte rasgada e uma batida na junção para descolar 6.00 pontos dos juízes e registrar o maior somatório desta terça-feira.

 

No mesmo duelo, o catarinense Santiago Muniz também acertou um lindo aéreo 360 de frontside e foi premiado com a maior nota da competição até o momento, 7.27 pontos.

 

Santiago obteve ainda 5.50 na segunda maior nota para levar a melhor sobre o capixaba Krystian Kimmerson e o cearense Icaro Lopes.

 

Com a derrota, Kymmerson – terceiro no ranking – passa a depender do tropeço dos adversários para conseguir a classificação ao Mundial.

 

Dos oito primeiro colocados no ranking, apenas Kymmerson foi eliminado na estreia.

 

Estão classificados às oitavas-de-final Miguel Pupo (1o), Jessé Mendes (2o), Caio Ibelli (4o), Peterson Crisanto (5o), Ian Gouveia (6o), Tamaê Bettero (7o) e Marco Fernandez (8o).

 

##

Miguel Pupo avança duas fases no Jardim de Alah (BA). Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

Atual líder do ranking, Pupo teve dificuldade para avançar na prova e passou em segundo lugar nas duas baterias que disputou.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Agora, o paulista enfrenta o catarinense Cauê Wood nas oitavas-de-final.

 

“Tive dificuldade para achar as ondas, preciso me adaptar mais um pouco. O mar está muito difícil e amanhã cedo vou treinar mais para ver se consigo melhorar as notas”, diz Pupo.

“Tem muita correnteza, um quebra coco difícil de varar. Às vezes você chega lá no fundo e não consegue pegar onda, ou então nem consegue chegar lá. É meio difícil, mas o pessoal está surfando bem e eu quero melhorar minhas atuações”, conclui o líder do circuito.

 

Peterson Crisanto decola rumo às oitavas-de-final na Bahia. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

Depois de avançar atrás do catarinense Jonathan Busetti na estreia, Miguel passou em segundo no duelo vencido pelo paranaense Peterson Crisando na fase seguinte.

 

Com uma boa performance no Jardim de Alah, Petersinho segue firme na briga pela classificação ao Mundial e agora encara o baiano Marco Fernandez .

 

“Está meio difícil, mas consegui pegar duas boas no início da bateria. O importante é que tem onda, e a gente tem que agradecer a Deus por isso. Estou muito focado e este campeonato é decisivo para todos”, revela o atleta de Matinhos.

 

Nesta quarta-feira, a competição tem início às 8 horas com o duelo entre o paulista Jessé Mendes e o potiguar John Max na abertura das oitavas-de-final.

 

Oitavas-de-final

 

1 Jessé Mendes (Bra) x John Max (Bra)
2 Marco Aurélio (Bra) x Yan Guimarães (RJ)
3 Tamaê Bettero (Bra) x Ian Gouveia (Bra)
4 Diego Michereff (Bra) x Caio Ibelli (Bra)
5 Peterson Crisanto (Bra) x Marco Fernandez (Bra)
6 Miguel Pupo (Bra) x Cauê Wood (Bra)
7 Yuri Gonçalves (Bra) x Santiago Muniz (Bra)
8 Samuel Igo (Bra) x Rafael Teixeira (Bra)