A preparação de um surfista profissional não se resume apenas a horas no mar, pegando as melhores ondas possíveis.
Para a formação de um atleta completo, é necessária uma boa preparação física e muito treino também fora da água. Filho de professor de educação física e surfista, Raoni Monteiro tem o privilégio de ser treinado por seu próprio pai, Ronaldo Monteiro, o Jacaré.
Depois de chamar a atenção pela excelente forma nas primeiras etapas do Circuito, na Austrália, Raoni conseguiu o apoio que precisava para tirar do papel a ideia de montar seu próprio centro de treinamento.
Com equipamentos da Metalife Pilates e profissionais especializados, o Maracanã do surf vai ter um centro de excelência na preparação física de surfistas e atletas em geral.
“A idéea é compartilhar minha rotina de treinos com outras pessoas e poder aprimorar minha preparação com uma estrutura completa dentro da academia do meu pai. A Metalife Pilates é mais do que um co-patrocinador, mas um parceiro na estruturação de um projeto que eu espero que gere muitos frutos”, explica Raoni.
Um dos destaques brasileiros no circuito mundial, Raoni passou os quatro primeiros meses do ano sem contar com o apoio de um patrocinador principal. Viajou para a Austrália com as passagens pagas pelo pai e fez valer o investimento: protagonizou a bateria mais comentada do ano ao derrotar o atual campeão do mundo, Joel Parkinson, em plena Bells Beach.
Mesmo com o australiano garantindo uma bateria quase perfeita, com uma nota 10 e outra 9,10, Raoni foi melhor e fez a maior somatória do campeonato, 19,17 pontos dos 20 possíveis.
“O que eu vou dizer? O cara está no país dele, com o título mundial nas mãos, entra na bateria e faz um dez e um nove. Eu consegui pegar duas boas ondas e também fiz o meu melhor. Naquele dia, o meu melhor foi melhor que o dele. Foi a melhor bateria da minha vida!”, relembra.
Em 2012, Raoni, mais uma vez, provou sua qualidade técnica em ondas pesadas e tubulares. Durante o retorno do WCT em Fiji, foi celebrado ao surfar uma das ondas mais desafiadoras do evento. Recebeu aplausos de pé de todos os 32 companheiros de Circuito e comissão técnica por sua atitude.
A onda lhe causou uma contusão que o tirou da água por um tempo. Com muita paciência e dedicação, Raoni se recuperou e voltou à ativa em grande estilo, derrotando o 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater, em Portugal. Para a temporada 2013, Raoni Monteiro está mais focado do que nunca e sua qualidade física impressionando adversários, que o diga o atual campeão mundial, Joel Parkinson.
“Eu realmente adoraria ter uma final no Rio com o Raoni Monteiro. Como todos os caras do circuito, eu tenho muito respeito pelo Raoni e ele está na melhor fase de sua carreira, depois de alguns anos difíceis com lesões. Além disso, gostaria de levá-lo de volta pra Bells, para uma revanche” – disse o atual campeão do mundo, via assessoria.
E foi essa garra que motivou a Metalife a entrar também como uma das patrocinadoras do atleta.
A etapa brasileira do circuito mundial de surf começa esta semana, e Raoni Monteiro está escalado na nona bateria da primeira fase, contra o estreante americano Nat Young e o francês Jeremy Flores.
“Não me preocupo com os adversários. A previsão está boa e devemos começar a competição com boas ondas, isso é o mais importante. Estou bem, com as pranchas no pé e concentrado para surfar meu melhor, independente de quem estiver do outro lado.”, finalizou o brasileiro.
Grupo Metalife A Metalife Pilates é líder nacional na fabricação de equipamentos para condicionamento físico e representante exclusiva da Stott Pilates no Brasil, uma das marcas mais renomadas no mundo. Além disso, a empresa é referência em cursos de formação profissional em Pilates, sendo detentora do único Centro da Stott no País, o maior da América Latina.