Hang Loose Pro Contest

Raoni Monteiro defende título

Raoni Monteiro, Hang Loose Pro Contest 2008, Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

Raoni Monteiro demonstra intimidade com os tubos do pico. Foto: Aleko Stergiou.

O carioca Raoni Monteiro vai defender o título do Hang Loose Pro Contest e quer o bicampeonato em Fernando de Noronha (PE). A vitória na final contra o americano Gabe Kling na Cacimba do Padre, recolocou o Brasil na frente do placar contra os surfistas estrangeiros na maior galeria de campeões de uma etapa do Circuito Mundial na América do Sul.

 

Victor Ribas, Guilherme Herdy e Jean da Silva, também podem ganhar o inédito segundo título em Noronha este ano. A histórica décima edição na ilha, 14º seguida em Pernambuco, começa na segunda-feira (9/2) e tem prazo para terminar até domingo (15/2), dependendo das condições do mar.

 

A direção técnica quer realizar o primeiro 5 estrelas do WQS 2009 nas melhores ondas possíveis. A busca é sempre pelos tubos nas esquerdas ao lado do Morro Dois Irmãos, nas direitas do Bode ou no

Mesmo sem patrocínio o carioca promete brigar para defender o título. Foto: Aleko Stergiou.

meio da Cacimba do Padre, onde fica a pequena área técnica do evento.

 

A preocupação ecológica continua desde a chegada na ilha em 2000, com uma estrutura enxuta para minimizar o impacto ambiental. Por ser um local de desova das tartarugas marinhas, só é permitido ficar na praia até às 17 horas.

 

?Noronha é especial e vou motivado para tentar vencer lá de novo?, promete Raoni Monteiro. ?É um lugar show e espero que dê altas ondas?, deseja o carioca, que conquistou o título sul-americano profissional do ASP South America Surf Series no ano passado, mas não conseguiu recuperar seu lugar no Dream Tour.

 

Ele terminou em 25º lugar no ranking que garante os 15 primeiros colocados, mas já provou sua qualidade nos anos que esteve na divisão de elite, recebendo elogios até de Kelly Slater em algumas etapas.

 

Raoni recomeça a busca pela vaga no WQS no Hang Loose Pro Contest. No entanto, desembarca na ilha sem saber como será seu futuro. ?Eu sei que posso voltar, ganhei o campeonato mais importante do Brasil em Noronha, fui campeão sul-americano, mas perdi um patrocínio de nove anos da pior maneira, lá no Hawaii, quando não consegui entrar no WCT. Fiquei muito mal, tentei algumas marcas e estou aguardando respostas. Mas, agora é concentração no mar e vou com tudo defender o título em Noronha?, garante Raoni.

 

Ele revelou que outros surfistas de ponta do Brasil também começam o ano desempregados, citando como exemplo mais um carioca ex-top do WCT como ele, Pedro Henrique, também morador de Saquarema. ?Treinamos juntos esta semana. Assim como eu, ele quase voltou ao WCT. O Simão Romão ficou mais perto ainda de entrar e também perdeu patrocínio. Somos muito novos ainda, mas todos culpam a crise. Tudo bem, entendo que o mundo está diferente, então vamos negociar, não podemos ser abandonados assim?, desabafa Raoni.

 

?Eu quero poder correr o WQS, mas preciso de patrocínio para viajar para a Austrália, por exemplo, para os outros países com etapas importantes, além das do Brasil. Quero começar bem em Noronha e vou com meu objetivo traçado para uma temporada completa, concentrado em tudo para buscar o título de novo. Depois, vamos ver no que vai dar?, diz Raoni, 26 anos, que faturou o título do Hang Loose Pro Contest só perdendo uma bateria na Cacimba, para Simão Romão, avançando em segundo lugar nessa.

 

Depois, despachou o norte-americano Patrick Gudauskas, que chegou a Fernando de Noronha liderando o WQS e manteve-se na frente, mesmo parando nas oitavas-de-final. Nas quartas, Raoni passou pelo recordista com 33 baterias disputadas em Noronha, Wilson Nora.

 

Na semifinal tirou Jonathan Gonzalez, das Ilhas Canárias. E na final, não deu chances para Gabe Kling, com o norte-americano repetindo o vice-campeonato de 2006, quando também foi derrotado pelo catarinense Jean da Silva na decisão.

 

Dos nove campeões do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, Jean, Raoni, Victor Ribas e Guilherme Herdy, vencedor da primeira edição no ano 2000 e dono do recorde de 19 vitórias em baterias na ilha, estão inscritos para tentar um inédito bi na Cacimba do Padre. Já o cabeça-de-chave número 1 neste ano é o paulista Hizunomê Bettero, 19º do WQS 2008, computando sua segunda semifinal em Noronha.

 

Com patrocínio exclusivo da Hang Loose, a 10ª edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha conta com a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco (por intermédio da Empetur ? Secretaria de Turismo) e Administração de Fernando de Noronha, Projeto Tamar e Napali Supatech Ribstop. Co-patrocínio: lojas Star Point, Central Surf, Overboard, Bleat, Hot Water, Sthill, KYW, WQSurf, Bali Surf Shop, Star Surf, Tchuk Jhones e Surfstore. Hmologação: ASP South America como terceira etapa do WQS. Apoio: Federação Pernambucana de Surf, Associação Nordestina de Surf (ANS), Gráfica Formags, Revista Fluir e site Waves.

 

Galeria dos campeões do Hang Loose Pro Contest

 

2008 – Raoni Monteiro (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2007 – Aritz Aranburu (Esp) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2006 – Jean da Silva (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2005 – Bobby Martinez (EUA) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2004 – Warwick Wright (Afr) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2003 – Neco Padaratz (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2002 – Victor Ribas (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2001 – Fábio Silva (Bra) na Cacimba com finais no Abras, Fernando de Noronha (PE)

2000 – Guilherme Herdy (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

2000 – Christiano Spirro (Bra) na praia de Maresias, São Sebastião (SP)

1999 – Richard Lovett (Aus) na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)

1999 – Peterson Rosa (Bra) na praia de Maresias, São Sebastião (SP)

1998 – Armando Daltro (Bra) em Gaibú, Cabo de Santo Agostinho (PE)

1997 – Marcelo Nunes (Bra) na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)

1996 – Fábio Silva (Bra) na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)

1995 – Peterson Rosa (Bra) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)

1994 – Matt Hoy (Aus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)

1993 – Joey Jenkins (Eus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)

1992 – Nicky Wood (Aus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)

1991 – Nicky Wood (Aus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)

1990 – Fábio Gouveia (Bra) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)

1989 – Glen Winton (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

1988 – Tom Carroll (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

1987 – Tom Carroll (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

1986 – Dave Macaulay (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

 

Exit mobile version