O terceiro lugar na final foi o suficiente para Raphael Becker assegurar o título do circuito. Foto: Maurício de Souza/FMA. |
Paralelamente às disputas dos profissionais, rolou o Sul Nativo ASAPM Ecosurf, válido como 11a etapa do estadual amador, que definiu os campeões estaduais em oito categorias.
Becker conquistou o título ainda na semi-final, quando se classificou para a final enquanto seus adversários diretos ? Ricardo Ortiz e Marco Polo ? perderam. Com fortes rasgadas de frontside, ele obteve seu melhor resultado em três anos competindo como profissional.
?É um trabalho de longo tempo, estou com um equipamento bom e, acima de tudo, com muita vontade de ganhar?, disse o surfista de Laguna, radicado há sete anos na ilha.
Esta mesma vontade ele impôs na bateria final e, apesar de surfar bem, foi surpreendido pela surf forte de Beto Mariano. O surfista do Matadeiro, sul de Floripa, virou o resultado a seu favor faltando seis minutos para o final, quando marcou 5.9 em uma onda em que mandou uma batida com muita pressão.
?Arrisquei e me dei bem. O novo critério possibilita virarmos o resultado com manobras forte e modernas?, explica Mariano, que abusou também dos aéreos. Em segundo ficou Diego Rosa, seguido por Becker e Fernando Moura, o quarto colocado. Na Open, os surfistas do Campeche dominaram. Jussemir Júnior foi o campeão da etapa e Marcelo Coutinho o campeão do circuito.
?Com este título, fecho minha carreira amadora com chave-de-ouro?, diz. Em segundo ficou Felipe Ximenes. Coutinho ficou em terceiro e Rodrigo Lins em quarto. ?Jussemir chegou aqui dizendo que ia ganhar. E ganhou?, disse Otonei Xavier, um dos organizadores do evento.
Na Júnior, vitória de Giancarlo Zampieri, seguido de Felipe Ignácio, Diego Schmitz e Niel Terme. O campeão do circuito já estava definido: Bruno Rodrigues. Pernambucano radicado na ilha, ele também chegou ao evento com campeão de outra categoria, a Mirim.
Rodrigues venceu a Mirim, com Felipe Inácio novamente em segundo. Zampieri ficou em terceiro e Gustavo Schilickmann em quarto.
Na Iniciantes, Alejo Muniz, de Bombinhas, venceu a etapa e o título. Ricardo Santos foi o segundo, Peterson Tomas o terceiro e Cauê Wood o quarto. Wood venceu a Infantil e também ficou com título do circuito. O mesmo aconteceu na Petit, com Pércio Nóbrega vencendo a etapa e o título. Júlio Terres foi o vice da etapa e do circuito.
Entre as meninas, a campeã brasileira Júnior Marina Werneck venceu. Fernanda Moura ficou em segundo, Susa Leal em terceiro e Larisssa Barbieri em quarto. Na Master, Júnior Maciel venceu a disputa com David Husadel, ex-top da Abrasp, segundo colocado. Com a vitória, Juninho sagrou-se campeão estadual.
“Foi um anos extremamente positivo para o surf catarinense”, avalia Xandi Fontes, presidente da Fecasurf. “Participar do fechamento da temporada no estado onde o surf é altamente organizado é um privilégio”, salienta Ricardo Voltolini, sócio-proprietário da Sul Nativo, que patrocina esta etapa de encerramento na praia Mole desde 98.
Aguarde mais informações em nossas próximas atualizações.